Audiência Pública do CNJ vai debater padronização dos portais dos tribunais para facilitar acesso do público

Conselho Nacional de Justiça - CNJNa próxima terça-feira (25), o Comitê de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover, às 14h30, uma audiência pública, com o objetivo de debater diretrizes para facilitação de acesso e padronização aos portais dos tribunais. O evento terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

O grupo formado por representantes de tribunais dos cinco ramos da Justiça desenvolve projeto de padronização mínima para a apresentação de informações institucionais na internet. A partir das sugestões colhidas na consulta, será preparada a minuta com recomendações a ser apreciada pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a conselheira e presidente da comissão do Conselho, Tânia Regina Silva Reckziegel, “o foco dos debates tem como prioridade a facilitação do acesso pelo público externo, sem desrespeitar a autonomia e singularidade dos tribunais”.

Guilherme Boulos
Créditos: Undrey | iStock

O CNJ considera que os serviços prestados pelo Judiciário são similares em todo o País, a exemplo de pesquisa para acompanhar um processo judicial, obter informações sobre o Plantão Judiciário, acessar o Diário da Justiça e dados de transparência. Contudo, quando o usuário busca nos portais dos tribunais esses serviços, muitas vezes essas informações estão em lugares diferentes e, em algumas situações, até com outro nome.

Órgãos e entidades interessadas em participar da Audiência Pública devem fazer a inscrição, até esta quinta-feira (20), pelo e-mail [email protected] A manifestação de interesse deve trazer a indicação expressa do nome da pessoa representante e o assunto a ser tratado.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA