A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (24) a operação Olhos de Lince, que tem o objetivo de coibir crimes relacionados às eleições de 2018. Essa operação é resultado do acompanhamento das redes sociais feitas pela PF, com o intuito de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito.
Estão sendo apurados crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio, respondendo, os investigados, na medida de suas participações. As ações estão acontecendo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, onde os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão. A PF também intimou investigados a prestarem depoimento. As ações fazem parte das atividades do Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral.
Uso de Reconhecimento Facial
Foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial para a identificação dos investigados, fazendo análises e comparações das características faciais, como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos.
Olhos de Lince