Brasil

TJPE lança "Bastião," solução de Inteligência Artificial para combater demandas predatórias

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está lançando uma solução inovadora chamada "Bastião," que utiliza inteligência artificial (IA) para combater demandas predatórias no sistema judicial. As demandas predatórias são ações judiciais em massa que visam obter vantagens injustificadas, atrasar processos e prejudicar adversários sem justa causa. Essa nova ferramenta é um passo importante na modernização do sistema judiciário brasileiro.

OAB pede ao CNMP investigação de promotor que comparou advogada a "cadela"

O Conselho Federal da OAB, em conjunto com a seccional da OAB no Amazonas, solicitou ao Corregedor Nacional do Ministério Público (CNMP) a abertura de reclamação disciplinar contra o promotor Walber Nascimento. Ele foi acusado de ter proferido declarações injuriosas ao comparar a advogada Catharina Estrela a uma "cadela" durante julgamento.

CNJ ajusta normas de cotas raciais nos concursos da magistratura e serventias

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, ajustes nas Resoluções 81/2009 e 203/2015, que regulam as cotas raciais em concursos para serventias extrajudiciais e do Judiciário. As modificações se concentraram no funcionamento das comissões de heteroidentificação e na definição de notas mínimas.

Abertura de interligação entre Norte e Sudeste causa queda de energia em vários estados

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu um comunicado nesta manhã de terça-feira (15) explicando a recente interrupção de energia que afetou várias regiões do Brasil por volta das 8h30. Segundo a nota oficial, a causa da interrupção foi a abertura de interligações da rede de operação do sistema nacional, conectando as regiões Norte e Sudeste.

Barroso que polemizou ao falar sobre bolsonarismo assume Presidência do STF e do CNJ em outubro

O ministro Luiz Roberto Barroso (STF), que esta semana se envolveu em polêmica ao participar de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), e fazer referência à “derrota do bolsonarismo”, assume, em outubro, a Presidência da Suprema Corte e, em consequência, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por avaliar e punir condutas de magistrados em todo o país. O conselho inclusive tem aumentado a atenção à declarações políticas de juízes.

Popular

Inscreva-se