Decreto presidencial regulamenta entrada de capital estrangeiro em fintechs

Data:

capital estrangeiro
Créditos: Jirsak | iStock

Com o objetivo de estimular a concorrência e promover a inovação, o presidente Michel Temer editou o Decreto nº 9.544, para reconhecer como de interesse nacional a participação estrangeira de até 100% no capital social das chamadas fintechs de crédito. A norma vem em consonância com o fomento ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Essas fintechs podem atuar sob a forma de Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), e são regulamentadas pelas Resoluções nº 4.656 e 4.657 do BACEN.

O decreto traz uma inovação regulatória ao permitir que o investimento de capital estrangeiro seja simplificado para as fintechs de crédito, já que, no modelo atual, a participação de estrangeiro deve ser autorizado pelo Banco Central e por manifestação de interesse do governo (decreto assinado pelo presidente da República).

O novo marco regulatório prevê que esse investimento já é de interesse do governo brasileiro, se as fintechs forem autorizadas pelo Banco Central a operarem no Sistema Financeiro Nacional.

A medida é eficaz para permitir a entrada de novas instituições financeiras no mercado nacional, pois desburocratiza o procedimento administrativo de atuação dessas empresas no cenário nacional com o financiamento estrangeiro.

Estima-se que, devido ao aumento da concorrência no SFN, haverá redução do custo do crédito e, consequentemente, oferta de serviços e produtos a um público ainda não plenamente atendido pelo sistema bancário tradicional.

Além do estímulo à concorrência, o decreto fomentará também o desenvolvimento tecnológico dos serviços e produtos do ramo financeiro, já que os investidores terão mais segurança e confiabilidade para financiar as fintechs de crédito, promovendo o desenvolvimento e a pesquisa das inovações tecnológicas. (Com informações do Jota.Info.)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo