O Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com os Estúdios Maurício de Sousa lançou nesta quarta-feira (16), a campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”, com o objetivo de combater a desinformação e explicar melhor o funcionamento de cada ramo da Justiça.
A campanha produziu uma revista em quadrinhos com 450 mil exemplares impressos (além da versão digital), que fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Além disso, foram produzidos quatro vídeos animados sobre o papel do STF e da confiança na Justiça e 16 tirinhas para as redes sociais, que também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.
O material foi produzido com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.
De acordo com o ministro Luiz Fux, a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira e, “por meio do brilhante trabalho realizado pelos Estúdios Maurício de Sousa, o Poder Judiciário, unido, atua para repassar informações corretas e ajudar a criar uma consciência nas crianças sobre como funciona cada ramo da Justiça e o STF. Tudo isso de maneira lúdica, que somente a Turma da Mônica consegue fazer”, sustentou.
O STF distribuiu o conteúdo da campanha às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no ensino fundamental.
Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).
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