Profissionais de enfermagem não precisam quitar anuidade para renovar carteira, decide STF

Data:

acumular empregos públicos
Créditos: ideabug | iStock

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou trechos de uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que impunha a quitação de anuidades como requisito para obtenção, segunda via e renovação da carteira profissional. A decisão unânime do STF considerou que a medida representava um meio indireto de obrigar o pagamento de tributo, o que é inaceitável para a Corte.

A relatora, ministra Cármen Lúcia, enfatizou que a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem é essencial para o exercício regular da profissão e de suas atividades auxiliares. Portanto, a resolução violava o direito constitucional ao livre exercício do trabalho.

Profissionais de enfermagem não precisam quitar anuidade para renovar carteira, decide STF | Juristas
Créditos: alice-photo / Shutterstock.com

A ministra lembrou também de um julgamento anterior do STF, no Recurso Extraordinário (RE) 647885, em que a Corte considerou inconstitucional a suspensão de inscritos em conselhos de fiscalização profissional por inadimplência de anuidades, classificando tal medida como uma sanção política em matéria tributária.

A decisão foi proferida durante a sessão virtual finalizada em 18/12, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7423.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Juristas Academy realiza a 3ª Edição do Congresso Advocacia 5.0 nos dias 28 e 29 de novembro de 2024

A Juristas Academy apresenta a 3ª Edição do Congresso Advocacia 5.0, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, reunindo mais de 50 palestrantes de renome para debater as transformações tecnológicas e suas implicações para o direito. O evento será um marco para advogados, juristas e demais profissionais que buscam se destacar em um cenário cada vez mais digital e inovador.

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...