STF invalida extensão de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus a empresas fora de seu perímetro

Data:

Câmara aprova MP que modifica taxas para a Zona Franca de Manaus
Créditos: alphaspirit / Shutterstock.com

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma unânime pela invalidação de normas do Estado do Amazonas que concediam benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus a indústrias localizadas fora de seu perímetro. A decisão foi proferida durante a sessão virtual encerrada no último dia 11/12.

O entendimento se deu no contexto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4832), movida pelo Estado de São Paulo, que argumentava que leis estaduais não podem criar incentivos fiscais sem a devida autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto por representantes de todos os estados e do Distrito Federal.

O ministro Luiz Fux, relator do caso, explicou em seu voto que as leis que instituíram o regime tributário diferenciado da Zona Franca de Manaus preveem a concessão de incentivo fiscal por meio de legislação local, proibindo os demais estados de impor restrições a esses produtos. No entanto, as normas questionadas estendiam os incentivos a todo o Estado do Amazonas e a empresas de natureza estritamente comercial, violando essa prerrogativa.

STF - Luiz Fux
Créditos: STF

Fux esclareceu que o regime jurídico especial que autoriza a concessão unilateral de incentivos para a Zona Franca é exclusivo para as indústrias instaladas em seu perímetro, não abrangendo, portanto, empresas dedicadas unicamente ao comércio. Com a decisão do STF, fica estabelecido que os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus não podem ser estendidos a empresas localizadas fora de seu perímetro.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.