A IA NÃO SERÁ REGULADA: novas reflexões sobre o relacionamento entre o direito e as novas  tecnologias

Data:

esdras silva sales barbosa
esdras silva sales barbosa

Esdras Silva Sales Barbosa em co-autoria com 

Leonel Severo Rocha

A luta contra a Natureza é desesperançosa, e ainda assim — será travada até o fim.
Oswald Spengler

 “É um clickbait”. A inteligência artificial assim como as demais inovações tecnológicas estão sendo reguladas e passando por intensas discussões de como o sistema do direito deveria regulá-las. Grande parte do esforço acadêmico tem sido gasto para descobrir os limites e possibilidades dessas tecnologias que desafiam a preservação do meio ambientes, paradigmas morais e a estabilidade social.

A dogmática jurídica e os Tribunais constitucionais gastam tempo para encontrar fórmulas de construir meios de regular tais tecnologias. Até mesmo o Papa Leão XIV tem empreendido parte do seu papado para discutir as inteligências artificiais. Entretanto, a questão fica: como o direito se relaciona com essas técnicas[3]?

Em primeiro lugar é importante ter no horizonte de observação que o sistema jurídico também é um técnica (sistema) de leis, códigos, procedimentos e organizações criados para regulamentar questões sociais e cuidar das contingências cotidianas. Dessa forma sua função social é estabilizar expectativas sociais utilizando suas tecnologias (regulações). Suas técnicas foram construídas durante séculos de experiência humana com o fim de gerir o caos social.

Logo, o direito é um dispositivo de absorção e resolução de problemas sociais, sendo uma dessas questões a regulação de tecnologias regenerativas. Não se trata de saber se um sistema (o direito) pode comandar as técnicas, mas de compreender como o direito pode operacionalmente se relacionar com os avanços tecnológicos que desafiam a administração pública (vide vertentes do aceleracionismo).

A “questão da técnica” é estudada há duzentos anos pelo menos, buscando compreender a relação das máquinas com os indivíduos e com a sociedade. Oswald Spengler já alertava, ainda na primeira metade do século XX, que a técnica não é mero instrumento neutro à disposição da vontade humana: é expressão de uma força vital, quase autônoma, que segue sua própria lógica de expansão[4].

A técnica tem grande influência sobre o tecido social.  Se a técnica tem essa dimensão de força motriz da cultura, a pretensão de “regulá-la” integralmente por meio de normas externas subestima sua capacidade de se reinventar mais rápido do que qualquer processo legislativo. A inteligência artificial é, nesse sentido, apenas a mais recente manifestação dessa potência técnica que sempre escapou, ao menos parcialmente, do controle jurídico direto.

O direito, ao tentar regular a IA, não está eliminando riscos: está redistribuindo-os, decidindo quem responde por eles, em quais condições e com que limites. Essa é uma função legítima e necessária, mas categorialmente distinta de “controlar” ou “domesticar” a tecnologia[5]. É por isso que Thomas Vesting propõe que a verdadeira tarefa do direito na transformação digital não é regular no sentido de proibir ou permitir condutas técnicas, mas redefinir os pressupostos de confiabilidade que sustentam a interação entre humanos e sistemas artificiais. Quando as decisões deixam de ser inteiramente humanas e passam a ser mediadas por sistemas algorítmicos, o direito precisa construir novos critérios de confiança, aplicabilidade, rastreabilidade, auditabilidade  que substituem a antiga presunção de que apenas o ser humano decide e, portanto, apenas o ser humano responde[6].

Franz Josef Brüseke oferece uma chave importante para entender por que essa fuga não é um defeito a ser corrigido, mas uma condição estrutural da modernidade: o risco é a forma social pela qual a sociedade contemporânea processa decisões tomadas em condições de incerteza radical. Diferentemente do perigo, que vem de fora, o risco é sempre resultado de uma decisão e a inteligência artificial multiplica exponencialmente o número de decisões (e, portanto, de riscos) que circulam pelo sistema social ( vide “Exterminador do futuro 2)[7].

O constitucionalismo  contemporâneo e o direito como um todo não pode mais ser pensado sem levar em conta como a técnica reconfigura o próprio exercício do poder e da legitimidade. Se antes o constitucionalismo lidava sobretudo com o poder estatal, hoje ele precisa lidar também com sistemas técnicos que operam em escala planetária, com lógica própria e velocidade que nenhum parlamento e judiciário conseguem acompanhar[8].

A provocação inicial não é uma admissão de derrota do direito, mas um convite ao trabalho de observar como o direito e as diversas técnicas que o ser humano utiliza se comunicam e evoluem mutuamente.  O papado de Leão XIV, os tribunais constitucionais e a dogmática jurídica estão, todos, fazendo exatamente isso, é provável que, daqui a algumas décadas, chamemos esse processo de “regulação” apenas por comodidade de linguagem, sabendo que se tratou, na verdade, de aprendizado[9].

Referências

BARBOSA, Esdras Silva Sales. “TECHNÉ” constitucionalismo: elites, tecnologias e crises sociais. Orientador: Leonel Severo Rocha. 2026, Tese (Doutorado em Direito Público) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2026, em prelo.

BRÜSEKE, Franz Josef. Risco e contingência. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São. Paulo, v. 22, n. 63, p. 69-80, fev. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/m5tN7RsDNHm36zQLSC9vHhp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 17 ago. 2025.

LUHMANN, N. O direito da sociedade. Trad. Saulo Krieger, São Paulo: Martins Fontes, 2016, p. 427.

TEUBNER, Guenter. O Direito como sistema autônomo: acoplamento estrutural entre Direito e tecnologia. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 113–134, 2024.

SPENGLER, Oswald. O homem e a técnica: uma contribuição à filosofia da vida. Tradução de Érico Veríssimo. Porto Alegre: Meridiano, 1984.

VESTING, Thomas. Direito e transformação digital: mutação sociotécnica e redefinição dos pressupostos de confiabilidade. Revista Eletrônica de Direito Digital e Sociedade, Brasília, v. 9, n. 1, p. 87–108, 2025.

[3] LUHMANN, N. O direito da sociedade. Trad. Saulo Krieger, São Paulo: Martins Fontes, 2016.

[4] SPENGLER, Oswald. O homem e a técnica: uma contribuição à filosofia da vida. Tradução de Érico Veríssimo. Porto Alegre: Meridiano, 1984.

[5] TEUBNER, Guenter. O Direito como sistema autônomo: acoplamento estrutural entre Direito e tecnologia. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 113–134, 2024.

[6] VESTING, Thomas. Direito e transformação digital: mutação sociotécnica e redefinição dos pressupostos de confiabilidade. Revista Eletrônica de Direito Digital e Sociedade, Brasília, v. 9, n. 1, p. 87–108, 2025.

[7] BRÜSEKE, Franz Josef. Risco e contingência. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São. Paulo, v. 22, n. 63, p. 69-80, fev. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/m5tN7RsDNHm36zQLSC9vHhp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 17 ago. 2025.

[8] BARBOSA, Esdras Silva Sales. “TECHNÉ” constitucionalismo: elites, tecnologias e crises sociais. Orientador: Leonel Severo Rocha. 2026, Tese (Doutorado em Direito Público) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2026, em prelo.

[9] Sim, este texto usa Inteligência artificial. O texto é integralmente escrito pelos autores, mas os motores Claude (Sonnet 5) e o DeepSeek-V4 foram utilizados para corrigir e organizar as citações do presente texto.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Esdras Silva Sales Barbosa
Esdras Silva Sales Barbosa
Advogado. Doutorando e Mestre em Direito Público pelo Programa de Direito da Unisinos (Bolsa Capes/Proex). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste(UNIAENE). Pós-graduado em Direito Público pela i9 Educação. Gerente do Grupo de Pesquisa Teoria do Direito (UNISINOS/CNPQ)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A primeira lei sobre IA na advocacia: seu escritório passaria nela?

Sérgio Longo Na semana passada, enquanto o noticiário jurídico brasileiro...

O avanço da IA e os limites da humanidade

Ives Gandra O empresário Elon Musk declarou recentemente que, em...

A saúde dos iguais e a saúde dos privilegiados

Wagner Balera Há números que informam. Outros constrangem. Os dados divulgados...

Bens imateriais e valor aduaneiro no art. 64, §4º, da LC nº 214/2025

Letícia de Mello em co-autoria com  Solon Sehn O tratamento tributário...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo