Decisão administrativa do TJMG aposenta juiz por incapacidade funcional

Data:

INSS
Créditos: Chalirmpoj Pimpisarn / iStock

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), em sessão realizada na última quarta-feira (13/08/2025), deliberou pela aposentadoria por invalidez do juiz Michel Curi e Silva, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, em razão de comprometimento de sua capacidade laborativa decorrente de questões de saúde.

A deliberação decorre de Procedimento Administrativo instaurado no âmbito da Corte, no qual foi realizada perícia médica oficial, que atestou a inaptidão permanente do magistrado para o exercício da jurisdição. A decisão foi unânime entre os desembargadores que compõem o colegiado do Órgão Especial.

O procedimento administrativo teve origem em indícios de baixa produtividade funcional, cujas causas foram posteriormente atribuídas, mediante laudo pericial, a fatores de ordem médica que comprometem a continuidade do desempenho das funções judicantes.

O juiz Michel Curi ingressou na magistratura mineira em 1997, tendo exercido suas atividades jurisdicionais em diversas comarcas ao longo da carreira. Em 2016, ganhou notoriedade nacional ao submeter, por meio de rede social, a discussão jurídica de um caso concreto – o que gerou ampla repercussão no meio jurídico e na mídia.

Mais recentemente, foi de sua lavra a decisão que resultou na extinção de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o deputado federal Aécio Neves, relativa a supostas irregularidades na execução das obras da Cidade Administrativa.

Com a decisão do Órgão Especial, o magistrado será formalmente aposentado nos termos da legislação aplicável à magistratura estadual, sendo resguardados seus direitos estatutários e previdenciários.

(Com informações do site O Fator)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo