Latam indenizará crianças por atraso de voo e extravio de bagagens

Data:

Latam Airlines Brasil
Créditos: Matheus Obst / iStock

Duas crianças deverão ser indenizadas em R$ 10.450,00 (dez mil e quatrocentos e cinquenta reais), cada uma, como indenização pelos danos morais causados pela companhia aérea Latam Airlines Group S.A., responsabilizada pelo atraso de um voo que as levaria para a Espanha e pelo extravio de suas malas.

A indenização foi determinada pelo magistrado Pedro Camara Raposo Lopes, da 33ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte (MG) durante o plantão extraordinário.

Segundo a genitora das crianças, que as representou na demanda judicial, a família deveria embarcar em São Paulo em 26 de setembro, com destino a Madri, onde participaria das comemorações de um aniversário no dia seguinte. Depois seguiriam para Lisboa, para comparecer a um casamento em 29 de setembro.

Em São Paulo, entretanto, o voo foi cancelado momentos antes do embarque, e os passageiros foram encaminhados para um hotel sem as malas, para que aguardassem o outro voo, na manhã do dia seguinte.

Em função disso tudo, chegaram a Madri na madrugada de 28 de setembro, e as bagagens só lhes foram entregues por ocasião do embarque para Lisboa.

Argumento

Logo da Latam AirlinesEm sua defesa, a Latam Airlines afirmou que, durante a análise prévia dos procedimentos para confirmação do voo, foi verificada a necessidade de manutenção não programada do avião, o que impediu a autorização para decolar.

O problema apresentado foi completamente imprevisível, de acordo com a empresa aérea, e o cancelamento foi realizado para garantir a segurança dos passageiros.

A companhia aérea disse também que os passageiros receberam a assistência necessária para garantir-lhes bem-estar até o embarque no dia seguinte, e que foram transportados incólumes ao destino final.

Peculiaridades do caso

Ao decidir, o juiz de direito Pedro Camara destacou que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos passageiros.

Considerou também incontroverso que, tendo sido as malas expedidas diretamente ao ponto de destino, as 2 crianças, uma com 10 e outra com 8 anos, viram-se privadas de seus pertences.

O valor de R$ 10.450,00 (dez mil e quatrocentos e cinquenta reais) para cada autor foi estipulado pelo magistrado considerando as peculiaridades do caso, a idade das crianças, a perda da comemoração de aniversário que motivara a ida a Madri e o extravio temporário das malas.

Processo: 5182464-65.2018.8.13.0024

(Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Meta restringe uso por adolescentes e amplia pressão global sobre redes sociais

A decisão da Meta de restringir o uso de redes sociais por adolescentes nos EUA intensificou a pressão internacional para que plataformas digitais adotem medidas mais eficazes de proteção de crianças e adolescentes. Países como Austrália, Estados Unidos, integrantes da União Europeia e nações asiáticas discutem limites de idade, controle parental, verificação etária e mudanças em recursos que podem estimular o uso excessivo das redes.

Waze suspende alertas de segurança no Brasil após uso político durante eleições

O Waze suspendeu temporariamente no Brasil a função de alertas relacionados à segurança pública após identificar registros falsos utilizados para ironizar campanhas eleitorais. O caso evidencia os desafios das plataformas digitais para combater o uso indevido de recursos colaborativos e evitar a disseminação de informações enganosas durante períodos eleitorais.

STF inicia julgamento sobre acesso a dados de usuários da internet sem decisão judicial

O STF iniciou julgamento para definir se provedores de internet podem fornecer dados de conexão e registros de usuários diretamente às autoridades ou se é indispensável uma decisão judicial prévia. O relator, ministro Cristiano Zanin, e o ministro Dias Toffoli votaram pela validade da exigência prevista no Marco Civil da Internet. O julgamento foi suspenso e ainda não há data para sua retomada.

TRF-4 determina perda do cargo de juiz acusado de furtar champanhes em supermercado

O TRF-4 determinou a perda do cargo de um juiz federal acusado de furtar duas garrafas de champanhe de um supermercado em Santa Catarina. A decisão também prevê sua disponibilidade sem remuneração, mas ainda será analisada pelo CNJ, que poderá reexaminar a medida no âmbito administrativo.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo