Contrato de Prestação de Serviços de SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca
Contratante: Nome completo, nacionalidade, estado civil, inscrito sob o Registro Geral nº… e Cadastro de Pessoa Física nº…, com endereço na Rua …, Cidade/UF, CEP nº…, com endereço eletrônico… (preencha com os dados da parte contratante).
Contratado(a): Nome completo, nacionalidade, estado civil, inscrito sob o Registro Geral nº… e Cadastro de Pessoa Física nº…, com endereço na Rua …, Cidade/UF, CEP nº…, com endereço eletrônico… (preencha com os dados da parte contratada).
O presente contrato é firmado entre as partes acima elencadas, devendo as mesmas respeitar as disposições a seguir dispostas:
1.Objeto:
(Neste tópico elenque o objeto do contrato, ou seja, o serviço que será realizado de SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
1.1 O objeto deste contrato é o serviço prestado por o profissional de SEO, onde este desenvolverá técnicas para alcançar um bom posicionamento da página … (preencha com o nome do website ou link) em buscadores, como Google.
1.1.1 O trabalho do SEO é alavancar o posicionamento com técnicas que impulsionem o tráfico orgânico.
1.2 Será Inicialmente realizada uma análise da atual situação da página da web para identificar como se apresentam as visitas, métricas e engajamento da página.
1.3 Após ser realizada a análise, o SEO irá entregar um relatório indicando formas que irão/poderão posicionar e alavancar as métricas da página … (preencha com o nome do website).
1.4 O SEO irá colocar em prática técnicas que engajem e alavanquem a página virtual … (preencha com o nome da página).
1.5 Considerando que os buscadores da internet (Google, Yahoo, Bing e outros), são mecanismos independentes e sem qualquer relação com a CONTRATADA, e que não divulga seus algorítimos de classificação, além de atualizarem constantemente estes mecanismos, a CONTRATANTE compreende que não existe nenhum controle direto da CONTRATADA nos resultados orgânicos de classificação, sendo este projeto à aplicação de estratégias, ações e otimizações no website e a realização das ações previstas na cláusula 1.4 deste contrato, não sendo de nenhuma forma ou meio, garantia de resultados positivos.
2. Obrigações da parte Contratante:
(Preencha este tópico elencando quais as obrigações da parte Contratante).
2.1 Realizar o pagamento conforme o prazo estabelecido e nas condições acordadas neste documento.
2.2 Disponibilizar todas as informações necessárias para ser realizado o trabalho contratado.
2.2.1 Caso as informações não sejam repassadas em tempo hábil, poderá ocasionar o atraso do processo do serviço contratado pelo profissional.
2.3 O contratante deverá disponibilizar canais de contato para que possam ser esclarecidas quaisquer dúvidas ou questões sobre o trabalho contratado.
2.3.1 O contato poderá ser realizado por meio do telefone (XX) XXXX-XXXX, ou pelo endereço eletrônico (preencha informando o número do telefone de contato e o endereço eletrônico).
2.4 Comparecer às reuniões agendadas.
3. Obrigações da parte Contratada:
(Preencha este tópico elencando as cláusulas relacionadas as obrigações da parte que foi contratada, neste caso o SEO).
3.1 Prestar os serviços de forma que as métricas sejam alavancadas e o website seja reposicionado nos sites de pesquisa.
3.2 Desenvolver técnicas de engajamento para a página na web, de maneira que alavanque o posicionamento da página aos primeiros resultados das páginas de busca.
3.3 Elaborar relatórios mensais informando sobre as métricas e engajamento da web página.
3.4 Disponibilizar canais de contato para que possa esclarecer quaisquer dúvidas.
3.4.1 Os canais de contato são: Telefone de contato (XX) X XXXX-XXXX, endereço eletrônico. (informe o telefone de contato e o endereço eletrônico).
3.5 Sugerir assuntos para novos artigos que serão publicados na página na web do contratante.
3.5.1 Os assuntos deverão ser relacionados ao nicho abordado na página da web ... (preencha com o nome do website).
3.5.2 Evitar que os assuntos para os artigos tenham qualquer tipo de teor repetitivo.
3.5.3 Elaborar os títulos dos artigos de forma estratégica para ajudar na métrica do posicionamento das postagens.
3.6 Criar uma conta em alguma plataforma de anúncios, como o Google Adsense.
3.7 Configurar a conta da plataforma de anúncios de forma que gere um bom retorno métrico.
3.8 Criar uma conta em site de monitoramento de métricas, como Google Analytics.
3.8.1 Através deste a parte contratante poderá acompanhar a evolução das métricas, como o tráfego, a visitação na web página.
3.9 Cadastrar, se o contratante, autorizar, ferramentas de automatização de postagens.
3.10 Realizar reuniões agendadas para que sejam prestadas as atualizações sobre o serviço prestado pelo SEO.
4. Duração.
(Informe o período de duração da prestação de serviços, já que o processo do SEO tem um tempo mínimo de duração para que o resultado seja alcançado).
4.1 A prestação de serviços ocorrerá pelo período de … meses, que é o tempo de duração da prestação de serviços que foi contratado conforme o valor estabelecido na cláusula de pagamento. (informe a duração da prestação de serviços).
5. Das condições de pagamento.
(Informe como ocorrerá o pagamento, estipulando valores, prazos, formas de pagamento).
5.1 O pagamento pelo serviço de SEO prestado será no valor de R$ … (informe o valor de forma numérica e por extenso) da seguinte maneira:
Se o pagamento for de forma parcelada:
5.2 O pagamento será parcelado, sendo a primeira parcela no valor de R$ … (informe o valor de forma numérica e por extenso), onde deverá ser paga no momento de assinatura deste contrato.
5.3 As parcelas seguintes deverão ser pagas no … dia útil do mês, no valor de R$ … (informe o valor de forma numérica e por extenso).
5.3.1 Em caso de atraso no pagamento será aplicado uma multa no valor de …% e juros de … % (informe a porcentagem de forma numérica e por extenso).
5.3.1 O número de parcelas será de … (informe quantas serão as parcelas).
Se o pagamento for realizado em uma única parcela, substitua as cláusulas anteriores pôr a disposta a seguir:
5.1 O pagamento pelo serviço prestado pelo SEO deverá ser no valor de R$ … (informe o valor de forma numérica e por extenso) pago em sua totalidade no momento de assinatura deste contrato.
5.4 ou 5.2 (dependerá de qual a forma de pagamento você irá aplicar) uma cópia do recibo do pagamento/comprovante do pagamento deverá ser anexada a este contrato.
6. Disposições Gerais:
(Elenque nas subcláusulas a seguir todas as informações que achar que são necessárias serem dispostas no seu documento contratual).
6.1 Não é responsabilidade do SEO realizar as postagens na página na web.
6.2 Não é responsabilidade do SEO realizar o aluguel do banco de imagens ou a elaboração da redação dos artigos que serão postados.
6.3 Não é responsabilidade do SEO qualquer queda que ocorrer no site, como, por exemplo, ele ficar fora do ar, ou qualquer consequência advinda desta situação.
6.4 A prestação de serviços não garante que o website ou qualquer artigo ficará em primeiro lugar na colocação dos buscadores/ sites de pesquisa.
6.5 O serviço prestado buscará uma melhoria na colocação da página da web, contudo quem define o posicionamento em sua colocação são os próprios buscadores/ páginas de pesquisa.
6.6 O cronograma previsto para a realização deste projeto está anexado na fl. … (informe a numeração da folha que contém o cronograma de como ocorrerá a prestação de serviços do SEO).
6.7 As metas definidas pelo SEO não garantem 100% de êxito, podendo ser atingidas apenas parcialmente.
6.8 A parte contratante deve colaborar para que o serviço do SEO seja realizado com êxito e qualidade.
6.9 A parte contratante poderá sugerir temas e elaborar artigos com temas diversos dos que o SEO estabeleceu, contudo, ele é o único responsável pelos efeitos das postagens.
7. Da rescisão contratual:
(Informe as situações que ensejarão a rescisão contratual).
7.1 Caso à parte … deseje realizar a rescisão imotivadamente deverá avisar a parte … com, pelo menos, 30 dias de antecedência. (preencha informando qual a parte rescindira e qual a parte deverá ser informada, você pode preencher informando as duas partes).
7.1.1 Será cobrada uma multa no valor de … % (informe o valor da multa em porcentagem de forma numérica e por extenso).
8. Do sigilo.
(Está cláusula é importante para informar que todos os dados advindos da contratação terão cunho sigiloso).
8.1 Todos os dados e informações que as partes tiverem acesso advindos desta contratação serão sigilosos, sendo terminantemente proibido o seu compartilhamento, divulgação, cópia ou qualquer termo semelhante, com terceiros e pessoal não autorizado.
8.2 Em caso de dúvidas de alguma pessoa/terceiro que possa ter ou não acesso às informações, entre em contato com o responsável pelo setor.
8.3 O disposto na subcláusula 8.1, não se aplica a informações que são consideradas públicas e/ou de acesso ao público geral.
8.4 Em caso de vazamento, compartilhamento, cópia ou qualquer tipo de termo semelhante dos dados/informações sigilosas obtidos por meio da relação advinda deste contrato a parte que ensejou será responsabilizada de forma administrativa e legal.
8.4.1 O disposto na subcláusula 8.4 é aplicado ao terceiro ou a PARTE que causou o vazamento, cópia, compartilhamento ou qualquer outro termo semelhante.
9. Do foro eleito:
(Informe qual a competência do juízo eleito para o caso de algum litígio que tenha que ser resolvido).
9.1 Fica eleito o foro da Cidade de …, do Estado …, para dirimir quaisquer litígios, dúvidas, ou controvérsias advindas do presente contrato, não podendo ser escolhido qualquer outro por mais privilegiado que esse possa vir a ser. (preencha informando o local e o estado do foro eleito)
Assim fica acordado e justo o presente documento firmado entre o CONTRATANTE e o CONTRATADO, onde assinam e 02 (duas) vias de igual teor, as partes, e as testemunhas a seguir elencadas;
(Cidade), (estado), (dia) de (mês) de (ano). (preencha informando a cidade, o estado e a data contratual).
___________________________________________
Nome completo da parte Contratante.
(preencha informando o nome completo do Contratante).
CPF nº… (preencha informando o CPF da parte Contratante).
___________________________________________
Nome completo da parte Contratada.
(preencha informando o nome completo da Contratada).
CPF nº… (preencha informando o CPF da parte Contratada).
___________________________________________
Nome completo da Testemunha 1.
(Preencha com o nome completo da testemunha 1).
CPF nº… (preencha com o CPF da testemunha 1)
___________________________________________
Nome completo da Testemunha 2.
(Preencha com o nome completo da testemunha 2).
CPF nº… (preencha com o CPF da testemunha 2)