Prazo para implantação da CNH eletrônica é prorrogado pelo governo

Data:

Departamentos de trânsito (Detrans) de todos os estados e do Distrito Federal devem disponibilizar o documento até 1º de julho

O governo federal ampliou o prazo máximo para a implantação da CNH Eletrônica (CNH-e) em todo o país. A data limite, que era dia 1º de fevereiro, passou a ser dia 1º de julho. Até a chegada dessa data, todos os Detrans já devem oferecer o serviço aos cidadãos.

De acordo com Alexandre Baldy, ministro das cidades, a mudança do prazo se deu devido às dificuldades de implementação junto às companhias de aviação e de ônibus que a agências reguladoras de Aviação Civil (Anac) e de Transportes Terrestres (ANTT) enfrentaram no processo.

Baldy disse que a CNH-e era apresentada, mas tais agências reguladoras não dispunham de sistemas para a averiguação de que aquele era um documento verídico, devido à falta de comunicação que houve entre o ministério e as agências reguladoras.

De acordo com o Ministério das Cidades, apenas 13 das 27 unidades federativas estavam emitindo o documento eletrônico. Ainda assim, o ministro afirmou que esse não foi o motivo que levou à prorrogação do prazo, mas sim os problemas enfrentados pelas agências reguladoras.

Processo de obtenção da CNH-e

A carteira de habilitação digital consiste em uma cópia virtual da CNH, que fica armazenada no smartphone. Para isso, basta baixar o aplicativo CNH-e, disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Depois, o cidadão precisa se cadastrar no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ir ao Detran em que a CNH foi emitida para a confirmação dos dados, onde ele receberá um código para efetivação do cadastro no app.

Condutores que tiverem certificado digital não precisam ir ao Detran e podem concluir todo o processo pela internet. O custo da carteira virtual será decidido pelo Detran de cada estado.

A CNH-e é um documento complementar, que não acarreta no fim da CNH em papel. Não há nenhuma previsão para a substituição definitiva da versão tradicional para a versão digital.

Fonte oficial: Exame

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Passo a Passo para Obter a Cidadania Portuguesa Sozinho

- Atribuição: Essa forma é mais direta e geralmente aplicável a filhos e netos de cidadãos portugueses. Se você é filho(a) de um cidadão português ou tem um avô ou avó português, pode ter direito à nacionalidade por atribuição. Para netos, além da descendência, é necessário demonstrar uma ligação efetiva à comunidade portuguesa, o que pode incluir conhecimento da língua portuguesa e visitas regulares ao país.

A Importância do Dicionário Jurídico do Portal Juristas

Quando se fala em compreensão e aplicação corretas do léxico jurídico, o acesso a um dicionário especializado, como o disponibilizado pelo Portal Juristas, torna-se fundamental. Neste artigo, exploraremos a importância desse recurso e como ele contribui para a precisão e eficácia do trabalho no campo do Direito.

Que tipos de visto existem na Espanha ?

Tipos de Visto para a Espanha em 2024: Um...

ETIAS: Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

- Sistema eletrônico que permitirá que cidadãos de países isentos de visto para a Europa solicitem uma autorização online antes de viajar. - O objetivo é melhorar a segurança das fronteiras externas da Europa.