Aprimoramento dos gastos públicos marca abertura do 1º Fórum Nacional de Contratações da Justiça do Trabalho

Data:

Aprimoramento dos gastos públicos marca abertura do 1º Fórum Nacional de Contratações da Justiça do Trabalho | Juristas
Créditos: Zolnierek/shutterstock.com

O aprimoramento das contratações do setor público de modo a utilizar os recursos de forma eficiente foi o tema que marcou as discussões do primeiro dia do Fórum Nacional de Contratações da Justiça do Trabalho (TRT/MT), realizado nesta segunda e terça-feira (23 e 24) no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). O evento reúne especialistas, gestores e técnicos que atuam na área de contratações realizadas pelos órgãos governamentais.

Veja o álbum de fotos

O evento foi aberto pela presidente do TRT, desembargadora Beatriz Theodoro que destacou a importância de discutir o assunto no cenário atual. “Não é um tema fácil, mas de muita importância, já que diz respeito não só a todos os órgãos públicos, mas também ao bolso de cada cidadão. Me enche de esperança ver homens e mulheres cujo único propósito é servir melhor a sociedade”, afirmou.

A palestra inaugural foi ministrada pela secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Márcia Sott. Ela tratou, dentre outros assuntos, sobre a emenda constitucional 95/2016 que limita por 20 anos os gastos públicos. Conforme a especialista, mesmo diante deste cenário de crise e corte de gastos é possível gastar bem o dinheiro público de forma a manter a prestação jurisdicional ao cidadão.

Segundo ela, a Justiça do trabalho, mais do que qualquer outro órgão, já vem experimento essa realidade e possui muitos casos de sucesso no que diz respeito a otimização dos recursos nas contratações. Sempre adotando novas formas com sistemas mais transparentes e acompanhamento próximo para obter melhores resultados.

A secretária-geral explica ainda que a Justiça do Trabalho vai se deparar com um déficit nos próximos anos, o que demandará medidas para controle dos recursos existentes. “Nos próximos anos não contaremos mais com a compensação de 0,25% que hoje nos é ofertada pelo Executivo. Nessa linha, a Justiça do Trabalho vem se preparando para enfrentar esse momento. Temos feito isso nas contratações nacionais, tirando a regionalização de modo a conseguir melhores valores no mercado. Além de dinamizar a própria rede interna de trabalho com um cuidado cada vez maior nas contratações”, explicou

Segundo o diretor geral do TRT, Amadeu Rodrigues, durantes os dois dias de evento serão discutidos o aprimoramento de contratações públicas, que são realizados com impostos de todos os brasileiros. “A adesão extraordinária que estamos tendo neste evento demonstra o quanto este tema é importante. É uma grande satisfação para todos nós ver este auditório lotado de gestores públicos, todos imbuídos de um único propósito: entender, discutir e trocar experiências visando sempre a melhor aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Programação

O primeiro dia do evento também contou com a palestra do secretário de controle externo de aquisições e logistica do TCU que trouxe a palestra: contratações no servido público: tendências e perspectivas. Logo após foi a vez do direitor do departamento de normas e sistemas de logística do Ministério do Planjamento Desenvolvimento e Gestão, Wesley Rodrigo Couto Lira, que conversou com o público sobre a Instrução Normativa n 05/17 e a Nova Lei de Licitações. No período da tarde, o auditor federal de controle externo do TCU, André Luiz Pacheco falou sobre boas práticas em contratações de solução de TI. E a ultima palestra do dia, ministrata pelo coordenador de gestão e governança em tecnologia da infomação do CSJT, Antônio Lima Junior, trata sobre as contratações nacionais de TI.

Veja aqui a programação completa do evento.

(Sinara Alvares)

Gestor da Informação:

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 23° Região

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.