Airbnb tem reputação manchada por câmeras escondidas em quarto

Data:

O serviço de aluguel de casas e quartos mais popular do mundo teve sua reputação manchada recentemente com a descoberta de câmeras escondidas nos quartos.

câmeras escondidas
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Em outubro de 2017, um casal que alugou uma casa pelo Airbnb, na Florida, nos EUA, encontrou uma câmera escondida no detector de fumaça. O proprietário foi preso por acusação de voyerismo e banido do site.

Em janeiro de 2018, um casal que alugou um apartamento em São Vicente, São Paulo, encontrou uma câmera atrás de um espelho. O mesmo ocorreu com escoceses em uma casa de Montreal, no Canadá, mas a câmera estava no relógio digital.

Apesar de serem casos esparsos, a questão traz preocupação para os usuários. A reportagem do UOL trouxe duas dicas para que essa invasão de privacidade seja detectada.

A primeira é verificar o local e perguntar ao dono ou responsável se há câmeras instaladas no local. Porém, nem todas as câmeras de vigilância são convencionais, com formatos conhecidos e tamanhos visíveis. Para encontrar as mais escondidas, vale fazer a vistoria com o flash do celular ligado, para que o brilho da luz reflita na lente de uma câmera.

Airbnb tem reputação manchada por câmeras escondidas em quarto | Juristas
Créditos: Reprodução

A maneira mais difícil de detectar uma câmera super escondida é utilizar um detector de radiofrequência, que dispara um indicador de luz quando encontra um aparelho com sinais de radiofrequência. Qualquer câmera que use Wi-Fi ou Bluetooth poderá acionar o detector. Entretanto, ele não encontra as câmeras que estão gravando sem transmitir em tempo real.

O Airbnb diz que os anfitriões são obrigados a informar aos hóspedes se têm dispositivos de vigilância ativos. É também proibido tais dispositivos em determinados espaços privados (como quartos e banheiros), independentemente de terem sido ou não divulgados. (Com informações do Uol.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um Comentário

  • Default Comments (0)
  • Facebook Comments
  • Disqus Comments

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.