Aluno processa USP após perder vaga em direito por não ser considerado pardo pela comissão de heteroidentificação

Data:

estudar
Créditos: MIND_AND_I | iStock

Um aluno aprovado por cotas raciais na Faculdade de Direito da USP está movendo uma ação judicial contra a universidade após ter perdido sua vaga por não ser considerado pardo pela comissão de heteroidentificação. A defesa do estudante argumenta que o processo de averiguação feito pela instituição é inconstitucional.

Glauco Dalalio do Livramento, de 17 anos, foi aprovado em primeira chamada pelo Provão Paulista, vestibular criado no ano passado exclusivamente para alunos da rede pública, distribuindo 1.500 vagas da USP. O jovem concorreu pela reserva de vagas para candidatos egressos da rede pública e autodeclarados PPIs (pretos, pardos e indígenas).

Apesar de Glauco se declarar pardo, a comissão de heteroidentificação da USP discordou da autodeclaração. Após avaliarem uma fotografia e realizarem um encontro virtual de cerca de um minuto com o candidato, os integrantes da comissão decidiram que ele não poderia ser considerado pardo.

Este caso não é único no ano. Conforme mostrado pela Folha de S.Paulo, outro estudante teve a matrícula cancelada no curso de medicina no primeiro dia de aula após ter sua autodeclaração rejeitada pela instituição.

Professor que autorizou aluno a realizar provas sem comparecer à aula não consegue reverter justa causa
Créditos: g-stockstudio / Shutterstock.com

Ambos os estudantes foram classificados pelo Provão Paulista. A USP estabeleceu que os candidatos selecionados por essa prova teriam sua autodeclaração racial verificada de forma virtual. Já para os aprovados pela Fuvest, vestibular próprio da universidade, a averiguação é presencial.

Glauco e seu advogado questionam por que não foi dada a mesma condição a todos os candidatos, independentemente do tipo de seleção. A advogada Alcimar Mondillo, que representa Glauco, entrou com um pedido de tutela de urgência para a reativação da matrícula do adolescente, argumentando que o procedimento adotado pela USP é ilegal e inconstitucional.

Em resposta, a USP defendeu que a análise de autodeclaração é estritamente fenotípica e que o formato utilizado para averiguar a autodeclaração dos candidatos não fere a isonomia do processo. Porém, a universidade não respondeu quantos candidatos tiveram a autodeclaração negada neste ano e em 2023.

Glauco, primeiro da família a ser aprovado em uma universidade pública, acredita que, se tivesse sido avaliado presencialmente, não teria tido sua autodeclaração questionada. Sua família sempre o considerou pardo, e a aprovação na Faculdade de Direito foi motivo de orgulho para todos.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.