A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a correção da brecha na rede que permitiu o acesso de hackers à caixa postal de seus alvos. Agora, já não é mais possível ligar para o seu próprio número de telefone, forma como os criminosos acessavam a caixa postal e obtinham o código de ativação do serviço Telegram Web. A possibilidade não era considerada uma falha, mas um padrão de rede utilizado em outros países.
As empresas de telefonia deverão também reforçar ações de incentivo aos usuários a adotarem senha para acesso da caixa postal. Outras campanhas de conscientização também estão na mira da agência.
Apesar de não ter poder sobre aplicativos de mensagem, a Anatel pode tomar medidas em relação às teles. Essa foi a primeira ação adotada após envio de ofício pela Polícia Federal à Anatel informando o modus operandi do grupo responsável pelos ataques virtuais.
Campanhas de conscientização
Até o momento, quatro pessoas foram presas pelo envolvimento na invasão do celular de autoridades, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro.
(Com informações do Estadão)