Barroso que polemizou ao falar sobre bolsonarismo assume Presidência do STF e do CNJ em outubro

Data:

Eleições Municipais - Luís Roberto Barroso
Créditos: Reprodução do Youtube - SBT Jornalismo

O ministro Luiz Roberto Barroso (STF), que esta semana se envolveu em polêmica ao participar de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), e fazer referência à “derrota do bolsonarismo”, assume, em outubro, a Presidência da Suprema Corte e, em consequência, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por avaliar e punir condutas de magistrados em todo o país. O conselho inclusive tem aumentado a atenção às declarações políticas de juízes.

No evento que aconteceu na quarta-feira (13), o ministro em fala aos participantes disse: "Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas", o discurso não repercutiu bem.

STF / Ministro Marco Aurélio / Gilmar Mendes / Ricardo Lewandowski / Nunes Marques /O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou de infeliz, inadequada e inoportuna a fala do ministro. Bolsonaristas, por sua vez, pediram o impeachment do magistrado. Esta não é a primeira polêmica entre o ministro do STF e aliados de Bolsonaro.

Barroso presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando o ex-presidente defendia a instituição do voto impresso. Bolsonaro chegou a xingar o ministro do Supremo. Em viagem a Nova York em novembro, o ministro foi hostilizado por bolsonaristas que pediam golpe militar após o resultado das eleições de 2022. Em resposta a um manifestante, disse: "Perdeu, mané. Não amola".

Comando do CNJ
Conselho Nacional de Justiça
Logo do Conselho Nacional de Justiça

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que completa 75 anos, Barroso deve assumir presidência do Supremo em outubro e o comando do CNJ. O conselho tem inclusive aumentado a atenção a declarações políticas de juízes nos últimos anos, a partir da resolução que regulamentou o uso das redes em 2019.

Alguns exemplos são a juíza eleitoral do Paraná Regiane Santos, punida por afirmar que o petista é corrupto; e a desembarcadora de Brasília Maria do Carmo Cardoso, que elogiou as manifestações diante dos quartéis do exército após a vitória eleitoral do atual presidente.

O desembargador Luiz Vargas também é um exemplo. Em 2021, ele fez uma postagem em que legendou uma foto de Bolsonaro com o texto: “fogo nos nazistas”, e também chamou o ex-presidente de “genocida”.

Com informações de FolhaPress.


Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...