Campina Grande deflagra interligação de cartórios de registros civis na Paraíba

Data:

Campina Grande deflagra interligação de cartórios de registros civis na Paraíba | Juristas
Créditos: Zolnierek/Shutterstock.com

Campina Grande, uma cidade conhecida por sua tradição e espírito pioneiro, está mais uma vez na vanguarda estadual ao lançar a interligação dos cartórios de registros civis. Essa iniciativa traz inúmeros benefícios, especialmente para a população mais carente.

O processo de interligação começou no início deste ano e foi concluído em abril. A partir de junho, os cartórios passaram a operar com essa nova configuração, após a adaptação das salas de atendimento nas maternidades. Antes dessa inovação, os Registros Civis de Pessoas Naturais (RCPN) já estavam presentes em maternidades em regime de plantão. No entanto, não havia uma interconexão eficaz entre eles, e os registros eram feitos no cartório da própria unidade de saúde onde ocorria o parto.

Essa mudança representa um grande avanço na eficiência e acessibilidade dos serviços de registro civil em Campina Grande. Agora, com a interligação dos cartórios, os registros podem ser feitos de forma mais rápida e eficaz, proporcionando maior comodidade aos cidadãos, especialmente às famílias que estão nas maternidades durante o nascimento de seus filhos.

Referência para outras cidades

Campina Grande deflagra interligação de cartórios de registros civis na Paraíba | Juristas“Pioneira nesse processo, Campina Grande tornou-se modelo para outras cidades e estados, incluindo João Pessoa, a maior do Estado. As dificuldades iniciais podem ser superadas à medida que as experiências bem-sucedidas sejam replicadas e aprimoradas. As serventias também serão beneficiadas a curto e médio prazo, mantendo e até aumentando seus acervos, desde que haja cooperação entre elas”, acrescentou.

Por fim, Rainner afirmou que esse passo dado pela Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais da Paraíba com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça veio ampliar o acesso à cidadania e simplificar processos burocráticos, mostrando mais uma vez o compromisso dos cartórios de Registro Civil e da cidade com a inovação e o bem-estar de sua população.

Conscientização contínua

“Nesse sentido, não menos fundamental é continuarmos conscientizando a população sobre a importância desse registro no local onde a criança crescerá, estudará e receberá cuidados de saúde”, concluiu.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...