De acordo com o diário espanhol ABC e a rádio portuguesa Observador, o Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital da Espanha foi alvo na última semana de ataque hacker. O fato foi percebido na segunda-feira (14) quando um funcionário reparou um cursor a se movimentar sozinho no ecrã e avisou a equipe técnica.
Para os informativos, o ataque tinha como objetivo entrar na rede SARA, que liga várias administrações públicas para permitir a partilha de dados — o que significa que outros organismos públicos podem também ter sido atacados.
Conforme Bruno Castro, Fundador e CEO da VisionWare – Sistemas de Informação, especialista em cibersegurança e investigação forense ninguém está a salvo desse tipo de ataque, nem as pequenas empresas nem os grandes conglomerados pelas informações que preservam e vínculos que desenvolvem. Segundo ele embora não exista uma segurança de 100%, é preciso se manter atualizado aos novos modos de ataque e se seguir investindo em segurança, para que se garanta o máximo possível.
O ataque já sendo investigado pela polícia espanhola e os investigadores não excluem a possibilidade de este ataque esteja relacionado com outro ataque que aconteceu em outubro, a um organismo da Justiça, para acessar às bases de dados da Agência Tributária, da Administração Interna e da Segurança Social.
Com informações de Assessoria, ABC e Observador.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.