CNH digital informa se a situação da habilitação está suspensa, cassada ou vencida

Data:

cnh digital
Créditos: Ivanko_Brnjakovic | iStock

Uma informação que muitos motoristas ainda não sabem é que a Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH digital) pode informar se a carta está em situação de suspensão, cassada ou vencida. Com isso, os agentes de trânsito podem rapidamente identificar quem não está regularizado no sistema.

Para conferir a regularidade da CNH, o agente de trânsito lê o QR Code contido na versão digital e identifica a situação do documento mesmo sem acessar a internet. O QR Code já está nas habilitações confeccionadas desde maio deste ano, para facilitar a identificação pelas autoridades competentes e dificultando a falsificação ou adulteração do documento.

Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pelo desenvolvimento e implantação da CNH digital, qualquer telefone celular que esteja conectado à internet atualiza e mostra a situação atual do condutor.

A habilitação virtual também avisa ao condutor quando é preciso fazer a renovação da carta, o que serve como um verdadeiro lembrete para o motorista. Essa informação é exibida quando faltam menos de 30 dias para o vencimento.

O Serpro afirma que 251.755 unidades da CNH-e foram emitidas em todo o território nacional desde o ano passado. Atualmente, o Estado de São Paulo lidera em volume, com 50.840 CNHs digitais, ou 20,19% do total. (Com informações do Uol.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.