Concessionária é condenada a indenizar proprietária de caminhão em Mato Grosso

Data:

areia exploração de areia trator caminhão com areia
Exploração de areia / mwai_images_generator

A Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) confirmou uma decisão de primeira instância que condenou uma concessionária de rodovia a indenizar a proprietária de um caminhão que capotou após colidir com um objeto na pista da BR-163.

O acidente ocorreu em 23 de agosto de 2017, por volta das 19h, quando o caminhão M.Benz/LS 1935, modelo 1998/1998, trafegava pela BR-163, sentido Ouro Branco a Rondonópolis, trecho sob concessão da empresa. Após colidir com um objeto na pista, identificado posteriormente como um suporte de para-lamas de carreta, o pneu do caminhão estourou, resultando em sua queda em um vale de concreto e capotamentos.

Três anos após o acidente, a proprietária do caminhão ingressou com uma ação na Justiça em busca de indenização. Em recurso de apelação cível no TJMT, tanto a autora quanto a concessionária contestaram a sentença da 2ª Vara Cível de Rondonópolis. A autora solicitou indenização por lucros cessantes no valor de R$ 154 mil, referente ao período em que o caminhão ficou inutilizável, além de R$ 30 mil por danos morais. Já a concessionária argumentou a prescrição da ação e sua improcedência.

Na análise do caso, o relator do processo, desembargador Guiomar Teodoro Borges, determinou que o prazo de prescrição não se aplicava, pois a ação foi iniciada dentro do prazo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

O desembargador ressaltou que a concessionária tem responsabilidade objetiva de vigiar a estrada e zelar pelo seu bom uso, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, a ocorrência de danos provocados por objetos na pista enseja a responsabilização da concessionária pelos danos causados aos usuários da rodovia.

Sobre os lucros cessantes, o desembargador rejeitou o pedido, argumentando que não foi comprovado que o caminhão ficou parado por 29 meses em decorrência do acidente.

Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Meta restringe uso por adolescentes e amplia pressão global sobre redes sociais

A decisão da Meta de restringir o uso de redes sociais por adolescentes nos EUA intensificou a pressão internacional para que plataformas digitais adotem medidas mais eficazes de proteção de crianças e adolescentes. Países como Austrália, Estados Unidos, integrantes da União Europeia e nações asiáticas discutem limites de idade, controle parental, verificação etária e mudanças em recursos que podem estimular o uso excessivo das redes.

Waze suspende alertas de segurança no Brasil após uso político durante eleições

O Waze suspendeu temporariamente no Brasil a função de alertas relacionados à segurança pública após identificar registros falsos utilizados para ironizar campanhas eleitorais. O caso evidencia os desafios das plataformas digitais para combater o uso indevido de recursos colaborativos e evitar a disseminação de informações enganosas durante períodos eleitorais.

STF inicia julgamento sobre acesso a dados de usuários da internet sem decisão judicial

O STF iniciou julgamento para definir se provedores de internet podem fornecer dados de conexão e registros de usuários diretamente às autoridades ou se é indispensável uma decisão judicial prévia. O relator, ministro Cristiano Zanin, e o ministro Dias Toffoli votaram pela validade da exigência prevista no Marco Civil da Internet. O julgamento foi suspenso e ainda não há data para sua retomada.

TRF-4 determina perda do cargo de juiz acusado de furtar champanhes em supermercado

O TRF-4 determinou a perda do cargo de um juiz federal acusado de furtar duas garrafas de champanhe de um supermercado em Santa Catarina. A decisão também prevê sua disponibilidade sem remuneração, mas ainda será analisada pelo CNJ, que poderá reexaminar a medida no âmbito administrativo.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo