Corregedorias de tribunais terão plataforma customizada para tramitação processual

Data:

tramitação processual
Créditos: simpson33 | iStock

O CNJ está desenvolvendo um sistema eletrônico customizado de tramitação processual em parceria com as corregedorias dos tribunais para atender o rito do segmento. O PJeCor começará a ser implantado em julho, como projeto piloto, no TJRN.

O corregedor nacional de justiça, Humberto Martins, disse que a medida é “importante para garantir a integralidade de atuação das corregedorias de todo o Judiciário brasileiro. Eles passarão a ter um instrumento próprio, específico, e que uniformizará a tramitação dos processos”. Ele também destaca o ganho em transparência e eficiência para o judiciário.

Para o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Bráulio Gusmão, a receptividade é boa, existindo até lista de espera para participação no projeto piloto: “Os tribunais entenderam que o objetivo primário do programa que é dar uma visão de um Judiciário único”.

O PJeCor terá funcionalidades exclusivas e feitas justamente para atender as demandas das corregedorias da Justiça. Para Gusmão, “a falta de uniformização gera conflitos estatísticos graves que dificultam a própria elaboração de políticas públicas efetivas”. Por isso, considera o projeto audacioso, que “vai ao encontro das Metas do Judiciário, de oferecer um serviço mais transparente, mais eficiente e mais ágil para a população”.

Em outubro, a equipe de desenvolvedores do projeto estima que o projeto se tornará obrigatório, junto com uma proposta de meta de implantação em todo o País.  

Após o teste pelo TJ-RN, local onde a plataforma está sendo desenvolvida, os próximos tribunais são Paraná, Pernambuco, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, TRT-9 e TRF-1. 

(Com informações do Conselho Nacional de Justiça)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo