Detran invalida 75 mil aulas práticas no ES por fraudes no sistema de telemetria

Data:

detran es
Créditos: Mihajlo Maricic | iStock

O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) invalidou, de maio até setembro de 2018, cerca de 75 mil aulas práticas de direção após encontrar irregularidades em sistema de telemetria (registra as aulas por meio de fotos) de autoescolas da Grande Vitória. Candidatos que não comprovarem a participação em 25 horas de aulas poderão perder a habilitação.

O sistema foi instalado após a notícia de irregularidades por parte dos instrutores, que davam menos aulas do que o necessário, mas registravam as 25 horas, uma vez que tinham autonomia no sistema do Detran. O resultado era o índice de 60% de reprovação no primeiro teste.

Atualmente, o instrutor deve tirar uma foto, em um tablet, dele e do aluno, e uma câmera instalada no carro tira 5 fotos aleatórias durante os cinquenta minutos de aula. Mesmo assim, o Detran identificou tentativas de fraudes nesses 4 meses.

Conseguiram flagrar um aluno dormindo no meio da aula, outro parado durante toda a aula, sem instrutores presentes. Também identificaram um instrutor com a mão na frente do tablet diante da ausência do aluno, e outro que usou a mesma fotografia para validar 3 aulas. Todas essas situações são motivos de invalidação de aula.

O diretor do Detran afirma a importância de o aluno cobrar as aulas às quais tem direito e disse que os instrutores e auto escolas que cometem as irregularidades devem abrir os olhos: “Aquele instrutor que tava fazendo gracinha, tirando foto de foto 3x4 pra colocar na frente da câmera achando que não dá nada com ele, cuidado. Nós estamos de olho e eles podem ser surpreendidos pela nossa equipe de fiscalização pegando em flagrante e o aluno, muitas vezes, é uma vítima desse processo como um todo. Isso é tão grave que nesses processos extremos que nós estamos mapeando, muito provavelmente as pessoas que foram habilitadas através de um processo fraudulento vão perder seu direito de habilitação". (Com informações do G1.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.

Mantida condenação de mulher por estelionato

A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão da 21ª Vara Criminal da Capital, proferida pela juíza Luciane Jabur Mouchaloite Figueiredo, que condenou uma mulher por estelionato. A pena foi fixada em dois anos e seis meses de reclusão em regime semiaberto.