Em discurso, Moraes afirma que não há como se contestar o resultado das eleições

Data:

TSE
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Autor BrendaRochaBlossom _Depositphotos_477863100_S

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discursou nesta quinta-feira (3) na primeira sessão da Corte Eleitoral, após o segundo turno das eleições no último domingo (30). O ministro afirmou que “a democracia venceu” no Brasil e que “não há como se contestar” os resultados.

Moraes destacou que o “segundo turno acabou democraticamente” e que o vencedor será diplomado até o dia 19 de dezembro para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023. “Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é Estado republicano”, ressaltou. Segundo o ministro, “Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos, serão tratados como criminosos, e as responsabilidades serão apuradas”, afirmou.

Alexandre de Moraes
Créditos: Reprodução / TV Justiça

Desde o fim do segundo turno, que consagrou a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 60.345.999 votos, apoiadores de Bolsonaro realizam protestos antidemocráticos pelo país contestando o resultado das urnas.

Os apoiadores do presidente pedem intervenção militar no país. Manifestantes bloquearam diversos pontos em estradas federais do país, prejudicando o transporte de cargas, especialmente de produtos do agronegócio, uma das principais base políticas do país. Apesar da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os bloqueios das estradas fossem desfeitos, manifestações seguem ocorrendo pelo país.

Com informações do Congresso em Foco.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.