Eleições municipais de 2024: como ser mesário voluntário e suas vantagens

Data:

Justiça Eleitoral trabalha para desenvolver nova urna eletrônica, que terá o voto impresso / votação eletrônica
Créditos: dimitrius ramos /

A participação como mesária ou mesário nas eleições é uma maneira ativa de contribuir para o fortalecimento da democracia do país. Os interessados em prestar esse serviço à sociedade têm a oportunidade de se voluntariar para trabalhar nas Eleições Municipais de 2024, cujo primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês. Qualquer eleitor maior de 18 anos com a situação regular na Justiça Eleitoral pode se candidatar como mesário voluntário.

Como se Voluntariar?

Pelo e-Título:
Para se inscrever como mesário voluntário pelo e-Título, basta acessar o aplicativo, clicar em "Mais Opções", em seguida, em "Mesário Voluntário" e confirmar a inscrição.

Canal do Mesário:
Para realizar a inscrição pelo Canal do Mesário, página exclusiva que contém todas as informações sobre a função, acesse o portal, clique em "Quero ser mesário" e vá até o final da página na seção "Como ser mesária ou mesário". Em seguida, clique em cima do seu estado no mapa, e você será redirecionado para preencher uma ficha online diretamente no site do TRE da sua localidade.

Cartório Eleitoral:
Outra opção é entrar em contato com o cartório eleitoral onde você está cadastrado como eleitor. Consulte as informações de contato na página do TRE do seu estado. É importante notar que só é possível se candidatar como mesário voluntário para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Após a inscrição, seu nome será incluído em uma lista e, quando necessário, o cartório fará a convocação.

Quem Não Pode se Inscrever?

Não podem se inscrever como mesários voluntários: candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades públicas, agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e menores de 18 anos.

Os treinamentos para os mesários, tanto convocados quanto voluntários, são realizados em cada eleição. Na carta de convocação, serão fornecidas instruções sobre a modalidade de treinamento (à distância ou presencial). Nas últimas Eleições Gerais, o treinamento à distância ocorreu através do Portal EaD ou pelo Aplicativo Mesário. O Canal do Mesário também disponibilizou material de apoio para a realização dos trabalhos.

Vantagens

Além de contribuir para o fortalecimento da democracia e garantir eleições seguras e transparentes, os mesários têm direito a duas folgas por cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral. A conclusão do treinamento, seja presencial ou à distância, também garante mais dois dias de folga. Além das folgas, os dias trabalhados podem contar como horas complementares em cursos universitários, e em caso de empate em concurso público, o trabalho como mesário pode ser considerado como vantagem para o desempate, desde que esteja previsto no edital. No dia da eleição, os mesários também recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 60.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.