Assegurado salário-maternidade à segurada menor de idade mesmo que o trabalho prestado tenha sido indevido

Data:

grávida ociosa no trabalho
Créditos: Monkey Business Images | IStock

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ratificou a sentença que concedeu o salário-maternidade a uma trabalhadora rural menor de idade. A decisão se baseou no entendimento de que as normas de proteção à infância e à adolescência não devem ser utilizadas para limitar direitos e que, mesmo que o trabalho da menor tenha sido indevido, é necessário garantir sua proteção pelo sistema previdenciário, desde que preenchidos os requisitos legais.

De acordo com o relator do caso, desembargador federal Gustavo Soares Amorim, o salário-maternidade é devido à segurada que comprovar atividade rural, mesmo que de forma intermitente, nos 10 meses anteriores ao parto ou ao requerimento do benefício. Para ser reconhecida como segurada especial, é necessário apresentar prova material da atividade rural, corroborada por testemunhos.

O desembargador ressaltou que os documentos nos autos comprovam o exercício do trabalho rural pela autora, incluindo certidão de nascimento da filha, registro eleitoral com a profissão de lavradora, declaração de atividade rural, filiação ao sindicato de trabalhadores rurais e recibos de pagamento de mensalidade ao sindicato.

Dessa forma, concluiu o relator, mesmo sendo menor de dezesseis anos na época da gestação, a autora cumpriu o requisito de tempo de atividade rural para a carência do benefício, conforme evidenciado pela prova testemunhal.

Assim, o Colegiado, de acordo com o voto do relator, rejeitou o recurso do INSS, mantendo a sentença favorável à trabalhadora.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.