STF invalida atos administrativos de SP que afastavam incentivos de ICMS na Zona Franca de Manaus

Data:

TJSP decidiu que ICMS sobre software por download é matéria legal e não constitucional
Créditos: Jirapong Manustrong | iStock

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela inconstitucionalidade de atos administrativos do Fisco paulista e do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT-SP) que haviam anulado créditos de ICMS relacionados à aquisição de mercadorias do Estado do Amazonas, beneficiadas por incentivos fiscais concedidos às indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM). A decisão acolheu o pedido do governo do Amazonas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1004.

Conforme argumentado pelo governo amazonense, decisões do TIT-SP formaram jurisprudência sem considerar o artigo 15 da Lei Complementar federal 24/1975. Esse dispositivo dispensa autorização prévia em convênio interestadual para concessão de benefícios fiscais de ICMS às indústrias da ZFM, além de proibir que outras unidades da federação excluam incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Amazonas em operações da Zona Franca de Manaus.

Crédito TributárioO ministro Luiz Fux, relator da ação, destacou que o dispositivo da lei complementar está enquadrado do regime tributário diferenciado da Zona Franca de Manaus, mantido pelo artigo 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Esse regime, segundo o ministro, é uma exceção visando promover o desenvolvimento da região, não sendo incompatível com a regra constitucional que veda tratamento desigual entre contribuintes ou bens e serviços em razão de procedência ou destino.

STF invalida atos administrativos de SP que afastavam incentivos de ICMS na Zona Franca de Manaus | Juristas
Ministro Luiz Fux preside sessão plenária por videoconferência. Foto: Nelson Jr./SCO/STF (27/05/2020)

Fux ressaltou que os demais estados não podem anular créditos de ICMS com base na falta de autorização do Confaz, pois o regime da ZFM é uma norma excepcional fundamentada no interesse nacional, especialmente no desenvolvimento da região amazônica.

O ministro esclareceu ainda que o regime da ZFM não abrange outras localidades do Amazonas, que a excepcionalidade do Confaz se aplica apenas aos incentivos concedidos às indústrias da região, não alcançando benefícios concedidos a empresas estritamente comerciais.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...