O roteirista, produtor e diretor canadense Paul Haggis (69), que venceu o Oscar por Menina de Ouro (2004) e Crash: No Limite (2004), foi preso na Itália após ser acusado de abuso sexual e agressão a uma mulher ainda não identificada.
De acordo com o jornal “Corriere Della Sera”, o Ministério Público da província de Brindisi, divulgou nota onde disse que o cineasta teria forçado uma “mulher estrangeira” (não italiana) a manter relações sexuais com ele por dois dias, na cidade de Ostuni, onde é realizado o Festival de Allora, evento de cinema onde Haggis seria palestrante na edição de 2022, e depois a deixou no aeroporto Papola Casale, que fica na região.
Apesar das “suas condições físicas e psicológicas precárias” a mulher foi deixada pelo cineasta no aeroporto e por lá, ela foi atendida pela polícia e recebeu primeiros socorros, dirigindo-se ao hospital Perrino, para um atendimento que seguiu o protocolo adotado em casos de estupro, logo depois, ela formalizou a denúncia contra Haggis.
Organizadora do Allora Fest, a jornalista Silvia Bizo, confirmou que os realizadores do festival “procederam imediatamente a retirar do evento qualquer participação do realizador” e “ao mesmo tempo, manifestam total solidariedade com a mulher envolvida”.
Haggis já responde a um processo por abuso sexual nos Estados Unidos. A publicitária Haleigh Breest alega que o diretor a estuprou após um evento de première em 2013. A denúncia, formalizada em 2018, levou outras três mulheres a fazerem acusações semelhantes contra ele.
Com informações do G1 e Corriere Della Sera.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.