Empregados do comércio só são obrigados a trabalhar em feriados se convenção coletiva autorizar

Data:

Seguindo jurisprudência do TST, a 1ª Turma da corte superior entendeu que uma empresa não pode exigir de seus empregados em Mato Grosso o trabalho em feriados, uma vez que o trabalho em domingos e feriados nas atividades comerciais depende de autorização em convenção coletiva de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou a ação após o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cuiabá denunciar a exigência da empresa, em 2008. Seus empregados alocados em lojas de shopping centers deveriam trabalhar em 8/4 (feriado local na capital) e em 21/4 (Dia de Tiradentes).

A empresa negou a prática, disse que o trabalho era facultativo e que apenas deu a possibilidade aos empregados, já que muitos tinham interesse no trabalho em feriados devido às vantagens que ele pode apresentar, como folga compensatória, aumento no valor das comissões e recebimento em dobro o dia de trabalho prestado e ter folga compensatória.

O juízo da 2ª Vara do Trabalho de Cuiabá condenou a empresa a não-exigência do trabalho em feriados, uma vez que não havia autorização na convenção coletiva (artigo 6º-A da Lei 10.101/2000). A norma permite o funcionamento de estabelecimentos comerciais, desde que autorizados expressamente por meio de convenção coletiva de trabalho e em observância ao que dispõe a legislação municipal vigente.

Porém, o TRT-23 (MT) entendeu que a convenção coletiva de 2009 permitia a exigência. Para o tribunal, o trabalho poderia ser prestado “desde que assim quisessem os empregados, pois não se pode fechar os olhos à realidade de que o aumento do ganho nas comissões é do interesse daqueles que se ativam no comércio em geral”.

No exame do recurso de revista no TST, a Turma, por unanimidade, retomou o entendimento do juiz de primeiro grau, asseverando que é preciso observar o artigo 6º-A da Lei 10.101/2000

Processo: RR-95800-73.2009.5.23.000

Com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...