Empresa que explorou caricatura de Seu Madruga é condenada

Data:

Tv Bandeirantes
Créditos: DorukTR / iStock

A Justiça paulista condenou a empresa Kiaga Indústria e Comércio, que vende quadros e placas decorativas, a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais ao caricaturista Juarez Ricci dos Santos, por violação de direitos autorais. A empresa utilizou imagens de uma homenagem que o artista fez ao ator e comediante mexicano Ramón Valdés(1923-1988), famoso por interpretar o Seu Madruga.

Juarez que já teve trabalhos expostos no Museu de Belas Artes de São Paulo, decidiu em 2010 homenagear Ramón Valdés com três desenhos baseados nas feições do ator, simulando cartazes de filmes antigos.

Empresa que explorou caricatura de Seu Madruga é condenada | Juristas
Architect Engineer Draft Blueprint Plan Design Concept

As imagens de Valdés que morreu em agosto de 1988, aos 64 anos, vítima de um câncer, viralizaram na internet e o caricaturista descobriu, então, que várias empresas passaram a reproduzir os seus desenhos em diversos produtos e entrou na Justiça.

A Kiaga disse na defesa apresentada à Justiça que a obra de arte do caricaturista "não tem nada de original". "É a imagem de um personagem já existente", ressaltando que Juarez não teve autorização do ator mexicano homenageado para usar a sua imagem nos desenhos. "A empresa foi plenamente inocente ao usar as imagens do personagem 'Tripa Seca', imagem que todos usam para diversos fins na internet e fora dela", declarou sua defesa à Justiça.

retransmissão de sinal de tv aberta
Créditos: maxxyustas / Envato Elements

O juiz Marcelo Tsuno não aceitou o argumento. "Irrelevante que os desenhos retratem personagem ou ator já conhecido, pois as caricaturas e até mesmo as fotografias também gozam de proteção autoral", afirmou na sentença. "O réu [a empresa] comercializa quadros e placas com os desenhos do autor sem a sua permissão, violando, assim, seus direitos morais."

De acordo com a sentença, além de pagar uma indenização de R$ 20 mil pelos danos morais, valor a ser acrescido de juros e correção monetária, a empresa terá também, uma segunda indenização, por danos patrimoniais, a ser calculada com base no lucro obtido com a comercialização.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...