Empresas de IA ficam abaixo dos padrões globais de segurança, aponta relatório internacional

Data:

Futuro do Direito - Inteligência Artificial
Créditos: Pete Linforth / Pixabay

As principais empresas de inteligência artificial do mundo — incluindo Anthropic, OpenAI, xAI e Meta — estão “bem aquém” das práticas internacionais de segurança consideradas adequadas para tecnologias avançadas de IA. A constatação é do novo Índice de Segurança de IA, divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Future of Life Institute.

O relatório, elaborado com base na avaliação de um painel independente de especialistas, analisou a governança interna das empresas, suas políticas de mitigação de risco e os mecanismos de controle aplicados no desenvolvimento de modelos cada vez mais poderosos.

Os pesquisadores concluíram que, embora essas companhias estejam engajadas numa intensa corrida para alcançar a chamada superinteligência — sistemas mais capazes que seres humanos em diversas tarefas — nenhuma delas apresentou um plano realmente robusto para monitorar, limitar ou interromper o comportamento desses modelos caso surjam riscos inesperados.

O documento também aponta falhas na transparência das empresas e na adoção de padrões mínimos de prestação de contas, especialmente em áreas como testes independentes, auditorias externas e protocolos para liberação pública de novas versões dos modelos.

Segundo o instituto, essa lacuna entre o avanço tecnológico e as práticas de segurança coloca em evidência a urgência de mecanismos regulatórios mais claros e de compromissos públicos mais firmes das empresas que lideram o desenvolvimento global da IA.

(Com informações do Tilt – UOL)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo