Estelionato: TJSP confirma condenação por fraude em seguros de celulares

Data:

seguraça nacional
Créditos: Sitthiphong | iStock

A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 3ª Vara Criminal da Capital, proferida pelo juiz Carlos Eduardo Lora Franco, que condenou três réus pelo crime de estelionato. Dois dos acusados tiveram suas penas de um ano e quatro meses de reclusão mantidas, enquanto a pena do terceiro foi fixada em um ano, três meses e 16 dias de prisão. Todas as penas foram substituídas por medidas restritivas de direitos, consistindo em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária equivalente ao prejuízo financeiro causado por cada um.

Segundo os autos, os réus registraram vários boletins de ocorrência comunicando falsos crimes, nos quais alegavam ter sido vítimas de roubos e furtos de celulares e dinheiro após saques em caixas eletrônicos. Utilizando essas informações fraudulentas, eles conseguiam receber o seguro bancário contratado. No total, foram identificados pelo menos 10 casos de pagamentos de sinistros por parte das instituições, totalizando mais de R$ 27 mil em prejuízos.

Para o relator do recurso, desembargador Sérgio Ribas, as circunstâncias do crime, assim como a autoria e a materialidade, foram devidamente fundamentadas nos autos. O magistrado afirmou que os réus se associaram com o objetivo de cometer crimes de estelionato contra bancos e seguradoras, reportando falsamente crimes de furto de valores sacados, escondendo e repassando esses valores para cúmplices, e recebendo o seguro bancário, causando prejuízo às instituições envolvidas.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...