Farmácia de manipulação tem pedido negado para nomear fórmulas em rótulos de produtos

Data:

Farmácia de manipulação
Créditos: PR Image Factory / Shutterstock.com

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, proferida pelo juiz Maurício Habice, que negou um mandado de segurança impetrado por uma farmácia de manipulação contra a proibição de nomear as fórmulas de seus produtos manipulados nos rótulos.

A farmácia recorreu alegando violação de direito líquido e certo de atribuir nomes aos medicamentos para facilitar a identificação pelos clientes, buscando que os órgãos fiscalizadores se abstivessem de efetuar qualquer tipo de sanção. No entanto, o relator do recurso, desembargador Kleber Leyser de Aquino, reiterou que essa conduta vai contra uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a atividade.

O desembargador destacou que a farmácia está submetida às normas da Anvisa por ser uma empresa cujo objeto social é a exploração do ramo de farmácia de manipulação e homeopatia, o que impede a exposição de produtos manipulados com objetivos de propaganda, publicidade ou promoção, bem como a atribuição de nomes de fórmulas ou de fantasia a eles.

Mandado de Segurança - pm-ms
Créditos: Zolnierek | iStock

Ele ressaltou que essa proibição visa impedir que farmácias de manipulação atuem parcialmente como indústrias farmacêuticas, as quais possuem regulamentação, fiscalização e ambiente próprios para proteger os consumidores. O relator afirmou que nomear as fórmulas ou atribuir nomes de fantasia aos produtos manipulados possibilitaria a criação e comercialização de um produto não regularizado por uma empresa não licenciada nem autorizada para essa atividade.

O julgamento teve participação dos desembargadores José Luiz Gavião de Almeida e Marrey Uint, e a decisão foi unânime.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.