Identificação étnica passa a integrar obrigatoriamente o peticionamento eletrônico na Justiça Federal

Data:

Condenação a pai que abandonou filho de apenas 15 anos no porão da residência
Créditos: Andrey Burmakin / Shutterstock.com

Em cumprimento à Resolução CNJ nº 599/2024, que instituiu a Política Judiciária de Atenção às Comunidades Quilombolas, a Justiça Federal da 2ª Região atualizou o sistema de Peticionamento Eletrônico para incluir um campo obrigatório de identificação étnica da parte autora (Raça/Etnia). O objetivo é promover acesso igualitário à Justiça, assegurando tratamento adequado às demandas de pessoas e comunidades quilombolas, historicamente sujeitas a barreiras sociais e raciais.

A norma do CNJ reconhece que as comunidades quilombolas possuem modos de vida próprios, vínculos específicos com seus territórios e direitos construídos historicamente, que devem ser respeitados e protegidos pelo Judiciário. Além disso, estabelece que magistrados, servidores e demais colaboradores estejam preparados para atuar com escuta qualificada e diálogo intercultural, de modo a eliminar obstáculos estruturais relacionados ao racismo e assegurar o pleno exercício do direito de acesso à Justiça.

Com a atualização do sistema, o preenchimento do campo de identificação étnica tornou-se requisito para a conclusão do peticionamento inicial. Caso a parte autora opte por não informar sua etnia, estará disponível a opção “Não declarado”, garantindo a liberdade de escolha sem comprometer a tramitação processual.

Segundo a Justiça Federal, a medida integra esforços de política afirmativa e de inclusão, permitindo ao Poder Judiciário conhecer melhor o perfil das partes e identificar eventuais desigualdades no acesso à Justiça. A iniciativa também fortalece o cumprimento de princípios constitucionais, como a isonomia, a dignidade da pessoa humana e a proteção de grupos historicamente vulneráveis

(Com informações do TRF-2)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo