Inovação no monitoramento do sistema carcerário da Paraíba é destaque nacional

Data:

Com essa inovação, a tecnologia utilizada no estado permite o reconhecimento facial, de voz e detecção de digital dos presos.

 

A Paraíba inova, mais uma vez, na área de tecnologia, com o inédito sistema de monitoramento eletrônico de presos.

A novidade tecnológica permite realizar, por meio de um dispositivo, o reconhecimento facial, de voz e detecção de digital de cada encarcerado do regime semiaberto.

Idealizado pelo juiz Bruno César Azevedo, a tecnologia inovadora foi apresentada, oficialmente, no dia 22 de março, na Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A Reportagem sobre o assunto, produzida pelo Núcleo de Televisão da Diretoria de Comunicação do TJPB, foi ao ar na TV Justiça, na quinta-feira (29).

De acordo com o juiz Bruno Azevedo, a nova tecnologia permite um maior controle do monitorando, oferecendo mais segurança e economia, além de apresentar um modelo ergonômico (parecido com um celular), que traz um impacto positivo à imagem da pessoa que está sendo monitorada.

O sistema foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o juiz Bruno Azevedo, o Departamento do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba, a empresa de tecnologia Himni, e o aplicativo Mundo Jurídico.

“O sistema busca garantir um maior controle do apenado que está sendo monitorado no regime semiaberto”, informou o juiz.

O juiz Bruno Azevedo foi, também, o idealizador da tornozeleira eletrônica, invenção precursora da nova ferramenta, utilizada hoje em todo o território brasileiro.

“Em agosto, fará 10 anos da implantação do monitoramento de presos pela tornozeleira eletrônica. Então, tivemos a ideia de aprimorar essa tecnologia, criando um sistema capaz de realizar a leitura facial, o reconhecimento de voz e detecção de digital, através de um dispositivo similar a um aparelho celular”, disse o magistrado.

 

Com informações do portal do Tribunal de Justiça da Paraíba.

 

Juliana Ferreira
Juliana Ferreirahttps://juristas.com.br/
Gestora de conteúdo do Portal Juristas.com.br

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.