Google fecha acordo com governo canadense para pagamento de notícias

Data:

Google será investigada por cinquenta estados e territórios dos EUA
Créditos: inbj | iStock

O Google alcançou um acordo com o governo do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em relação à controversa Lei de Notícias Online, que exige que gigantes da tecnologia paguem por notícias. O entendimento foi anunciado em comunicado pelo Ministro do Patrimônio canadense, Pascale St-Onge.

Conforme os termos do acordo, o Google concordou em contribuir com US$ 74 milhões (aproximadamente R$ 360 milhões) anualmente em apoio financeiro, indexado à inflação, para diversas empresas de notícias no Canadá. Essa medida busca fortalecer o setor de notícias no país, que enfrenta desafios significativos devido a perdas massivas de receita publicitária.

O acordo é resultado de meses de negociações e enfrentou forte oposição tanto do Google quanto da Meta Platforms, empresa-mãe do Facebook e Instagram. Essa negociação, no entanto, pode evitar o bloqueio de notícias nos resultados de pesquisa do Google a partir de dezembro.

Lei de Notícias

foto sem autorização
Créditos: seb_ra | iStocknotícias

O Projeto de Lei C-18, também conhecido como Lei de Notícias Online é uma iniciativa do governo Trudeau para compelir empresas como Meta e Google a remunerar os editores locais pela apresentação de conteúdo noticioso em suas plataformas.

A resistência das gigantes tecnológicas foi evidente, com a Meta já bloqueando links de notícias do Facebook e Instagram no Canadá desde agosto para evitar pagamentos. O Google, por sua vez, ameaçou remover notícias dos resultados de pesquisa antes mesmo da entrada em vigor da legislação em 19 de dezembro.

O acordo representa um passo significativo na resolução desse impasse, proporcionando uma solução financeira que beneficia as empresas de notícias canadenses e, ao mesmo tempo, evita medidas drásticas como o bloqueio de conteúdo noticioso nos serviços de busca.

Com informações do Valor Econômico.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...