Investigações do Ministério Público da Paraíba são baseadas em tecnologia e ciência de dados

Data:

O promotor de justiça Octávio Celson Godim Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPE-PB, está utilizando métodos inovadores em investigações.

ministério público
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Na operação Xeque-Mate, que desarticulou um esquema de corrupção na Prefeitura e na Câmara Municipal de Cabedelo, o uso da tecnologia resultou no cumprimento de 11 mandados de prisão preventivas, no sequestro de 15 imóveis e em 36 mandados de busca e apreensão, além do afastamento cautelar de 85 servidores públicos de seus cargos.

O projeto Enquadrados, desenvolvido pelo laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande e pelo MPE-PB, consegue “identificar servidores fantasmas”, porque analisa o número de servidores por metro quadrado nas Câmaras Municipais e nas prefeituras de todo o país.

A ferramenta demonstrou que as pessoas lotadas na Câmara Municipal de Cabedelo não caberiam no local por ser fisicamente impossível. Os dados obtidos com o aplicativo não foram citados na denúncia, mas ele foi fundamental para identificar a realidade.

Neto afirma que há uma necessidade de utilizar soluções baseadas em dados para melhorar o processo de tomadas de decisão. O professor de sistemas da UFCG disse que “o MP percebeu o valor dos dados, da tecnologia da Informação e de como criar uma cultura que usa a ciência de dados para a cidadania”.

A Universidade foi importante para criar o primeiro HackFest, evento destinado a encontrar soluções comuns utilizando a tecnologia. Participaram estudantes das áreas de Ciência da Computação, Direito, Gestão Pública e Ciências Contábeis. O tema do primeiro foi o combate e a prevenção à corrupção, e foram desenvolvidos 28 projetos, inclusive projetos de lei e de iniciativas de campanhas populares. (Com informações do Jota.Info.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.