Investigações do Ministério Público da Paraíba são baseadas em tecnologia e ciência de dados

Data:

O promotor de justiça Octávio Celson Godim Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPE-PB, está utilizando métodos inovadores em investigações.

ministério público
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Na operação Xeque-Mate, que desarticulou um esquema de corrupção na Prefeitura e na Câmara Municipal de Cabedelo, o uso da tecnologia resultou no cumprimento de 11 mandados de prisão preventivas, no sequestro de 15 imóveis e em 36 mandados de busca e apreensão, além do afastamento cautelar de 85 servidores públicos de seus cargos.

O projeto Enquadrados, desenvolvido pelo laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande e pelo MPE-PB, consegue “identificar servidores fantasmas”, porque analisa o número de servidores por metro quadrado nas Câmaras Municipais e nas prefeituras de todo o país.

A ferramenta demonstrou que as pessoas lotadas na Câmara Municipal de Cabedelo não caberiam no local por ser fisicamente impossível. Os dados obtidos com o aplicativo não foram citados na denúncia, mas ele foi fundamental para identificar a realidade.

Neto afirma que há uma necessidade de utilizar soluções baseadas em dados para melhorar o processo de tomadas de decisão. O professor de sistemas da UFCG disse que “o MP percebeu o valor dos dados, da tecnologia da Informação e de como criar uma cultura que usa a ciência de dados para a cidadania”.

A Universidade foi importante para criar o primeiro HackFest, evento destinado a encontrar soluções comuns utilizando a tecnologia. Participaram estudantes das áreas de Ciência da Computação, Direito, Gestão Pública e Ciências Contábeis. O tema do primeiro foi o combate e a prevenção à corrupção, e foram desenvolvidos 28 projetos, inclusive projetos de lei e de iniciativas de campanhas populares. (Com informações do Jota.Info.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.