Juiz determina reunião de ações idênticas em um único processo e extingue demandas repetidas

Data:

Juiz determina reunião de ações idênticas em um único processo e extingue demandas repetidas | Juristas
Crédito:Korrawin / istock

O juiz Felipe Brigido Lage, da Vara Única de Bandeirantes (MS), extinguiu quatro ações individuais movidas contra o município de Jaraguari por falta de interesse processual e determinou que os pedidos sejam reunidos em um único processo.

Segundo o magistrado, todas as ações apresentavam conteúdo idêntico, com as mesmas alegações, fundamentos e pedidos, o que caracteriza abuso do direito de ação e viola os princípios da eficiência e da boa-fé processual.

Os processos tratavam de pedidos de pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo (40%) e de valores retroativos desde 2022, feitos por servidores municipais que atuam em funções de zeladoria. O juiz destacou que as ações foram elaboradas pelos mesmos advogados, com causa de pedir idêntica e o mesmo réu.

Na decisão, o magistrado ressaltou que o fracionamento artificial de demandas idênticas causa sobrecarga ao Judiciário e contraria o dever de racionalizar a prestação jurisdicional. Ele lembrou que a legislação processual brasileira prevê o litisconsórcio ativo, mecanismo que permite a reunião de autores com pedidos semelhantes em um único processo, promovendo economia processual e celeridade.

“A prática de fracionar demandas que poderiam ser convenientemente reunidas em um único processo configura abuso do direito de ação. Embora o acesso à Justiça seja uma garantia fundamental, seu exercício deve observar os princípios da boa-fé, da lealdade processual e a finalidade social e econômica do processo”, afirmou o juiz.

O magistrado também observou que a “pulverização artificial de litígios idênticos” gera desperdício de recursos públicos e de tempo, prejudicando a eficiência da Justiça.

Com base no artigo 485, inciso VI, do Código de Processo Civil, o juiz extinguiu os quatro processos sem julgamento de mérito, por ausência de interesse processual na modalidade utilidade, e determinou que os autores sejam incluídos como litisconsortes em outro processo já existente sobre o mesmo tema e contra o mesmo réu.

Processo: 0800902-58.2025.8.12.0025

(Com informações de Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo