Justiça alerta para tentativa de golpes relacionados a falsos leilões virtuais

Data:

Prefeitura de João Pessoa não paga FGTS a Agente Comunitário e é condenada
Créditos: everything possible / shutterstock.com

Após receber denúncias, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) alerta a população para a constante necessidade de atenção e cuidado com relação às tentativas de golpes relacionados a falsos leilões virtuais, aplicados em nome do Tribunal, em especial no meio virtual.

Devido ao surgimento de casos de falsos leilões virtuais, o TJDFT aponta alguns pontos fundamentais para evitar se tornar uma vítima de criminosos.

Confira as dicas:

  • Em todas as negociações oficiais, os bens devem ser preferencialmente verificados nos pátios dos leilões;
  • Em caso de opção pela compra, como regra nos leilões judiciais do TJDFT, o pagamento deve ser realizado mediante guia de depósito judicial vinculada ao respectivo processo judicial, ou Guia de Recolhimento da União, no caso de leilões administrativos. Nunca realize pagamento para contas de pessoas físicas;
  • Desconfie sempre da oferta de bens a preços muito inferiores e mais atrativos que os encontrados no mercado e, até mesmo, em outros leilões;
  • Na dúvida, consulte o Núcleo Permanente de Leilões Judiciais do TJDFT por meio dos canais de atendimento divulgados no site https://www.tjdft.jus.br/informacoes/leiloes-e-depositos.
golpes por aplicativos de mensagens
Créditos: Weedezign | iStock

Caso suspeite estar lidando com uma tentativa de golpe, é extremamente importante entrar em contato com o TJDFT, por meio de seus canais oficiais de comunicação (confira no link Endereços e Telefones no site do TJDFT), bem como a Ouvidoria do Tribunal e o Alô TJ.

Outra orientação importante é pesquisar na internet os números dos telefones informados em documentos ou e-mails recebidos. É comum haver registro nos sítios eletrônicos de reclamação. Verificado que se trata de fraude, relate o fato, nestes mesmos sites, para ajudar outras possíveis vítimas.

Inscrição de imóvel realizada indevidamente em leilão gera indenização ao proprietário
Créditos: volodyar / Shutterstock.com

Caso a comunicação recebida lhe oriente clicar em determinado endereço de internet, observe a extensão das páginas indicadas. Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.