Justiça do DF divulga dados sobre paridade de gênero na corte

Data:

igualdade salarial de gênero
Créditos: Brian A Jackson | iStock

A partir de março deste ano, entrou em vigor em todos os tribunais do país a Resolução CNJ nº. 540/2023, que estabelece diretrizes para a promoção da paridade de gênero, com uma perspectiva interseccional de raça e etnia, no Poder Judiciário. Como parte desse movimento, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) passou a divulgar essas regras em seu site, permitindo acesso a toda a população.

As normas têm como objetivo assegurar a equidade de gênero e raça entre servidores e magistrados. Uma das medidas aprovadas por unanimidade foi a Resolução CNJ nº 525/2023, que determina que os Tribunais de 2º grau devem utilizar uma lista exclusiva para mulheres, alternando-a com a lista mista tradicional de magistrados, durante as promoções por merecimento.

Ouvidoria dos Tribunais Brasileiros
Créditos: Zolnierek / iStock

Segundo o Diagnóstico de Diversidade do TJDFT de 2022, 53,6% dos servidores são mulheres, enquanto 46,4% são homens, refletindo a média da população do DF. No entanto, quando se trata de diversidade racial, há uma predominância de pessoas brancas, com uma baixa representação de servidores negros.

Já entre os magistrados, quase 60% são homens. Ao analisar especificamente os desembargadores, essa disparidade é ainda maior, com 72% do gênero masculino, seguindo uma tendência nacional.

A divulgação desses dados pelo TJDFT reflete o compromisso do tribunal com a transparência e com a promoção da igualdade de gênero e racial dentro da instituição, alinhando-se aos princípios estabelecidos pela Resolução CNJ nº. 540/2023 e buscando criar um ambiente mais inclusivo e representativo no Poder Judiciário.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...