CNJ e STF garantem mais 100 bolsas de estudo para candidatos negros à magistratura

Data:

CNJ e STF garantem mais 100 bolsas de estudo para candidatos negros à magistratura | Juristas
Brasília (DF), 05/10/2023 - Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luís Roberto Barroso, no seminário 35 anos da Constituição Federal, no STF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (1º/4), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou a concessão de mais 100 bolsas de estudo para candidatos negros que buscam ingressar na carreira da magistratura. As bolsas são resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e a Escola da Magistratura Federal do Paraná (Esmafe-PR) para a implementação de ações do Programa CNJ de Ação Afirmativa.

"Essa parceria é de grande valor para nós. Nosso objetivo é capacitar o maior número possível de candidatos negros para os exames de magistratura e, com isso, transformar a demografia do judiciário brasileiro", afirmou o ministro Barroso.

CNJ e STF garantem mais 100 bolsas de estudo para candidatos negros à magistratura | Juristas
group of african american university students in lecturing hall

O diretor da Esmafe-PR, Erico Santos, destacou a importância do convênio, ressaltando que ele representa propósito, inclusão e diversidade. "Atualmente, somos uma das maiores escolas de juízes federais, e poder contribuir para essa iniciativa do CNJ é uma honra. Temos a certeza de que esse grande projeto de inclusão é o primeiro passo para uma mudança profunda na magistratura", afirmou Santos.

Com essa nova parceria, o CNJ passa a contar com 700 bolsas de estudo disponíveis para serem oferecidas. Segundo o presidente do CNJ, os primeiros colocados no Exame Nacional da Magistratura (Enam), que está previsto para ser realizado em 14 de abril, serão os principais beneficiados com as bolsas.

CNJ e STF garantem mais 100 bolsas de estudo para candidatos negros à magistratura | JuristasO Programa CNJ de Ação Afirmativa tem como objetivo incentivar a participação de pessoas negras e indígenas, bacharéis em direito, em condições mais competitivas e igualitárias, nos concursos públicos de ingresso nos cargos da magistratura brasileira, incluindo o Enam. A iniciativa visa combater o racismo estrutural e promover a diversidade e a representatividade de todos os segmentos da população brasileira no Poder Judiciário.

O CNJ também firmou acordos com outras instituições, como a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para a gestão e acompanhamento das bolsas de estudo. Além disso, outras parcerias foram estabelecidas com associações e escolas de magistratura em diferentes estados do país, visando ampliar o alcance e os benefícios do Programa CNJ de Ação Afirmativa.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.