A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) iniciou articulação para que as instituições financeiras representadas pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) tenham um sistema de cadastro que impede o recebimento de ligações de telemarketing pelos usuários (lista “Não Perturbe”).
O Ministério da Justiça afirma que o consumidor deve cadastrar seu número de telefone e escolher quais operadoras bloquear, caso não queira receber ligações de telemarketing. Será similar à ferramenta lançada em julho. A ideia é que os bancos associados façam a adesão voluntariamente ao “Não Perturbe”. De acordo com o Ministério, existe a intenção de criar uma plataforma única para contemplar todos os setores econômicos.
A lista do “Não Perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos pelos Procons estaduais.
Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação, acesse o site e cadastre seu número de telefone (fixo ou celular), escolhendo quais operadoras quer bloquear.
(Com informações do G1)