A vida de Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), falecido no domingo (2) em Brasília, foi exaltada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades dos três poderes da República destacaram a importância do ministro para a justiça e democracia do país.
Nascido em Sabará/MG, em 1937, José Paulo Sepúlveda Pertence chegou ao STF em 1989, nomeado pelo então presidente da República, José Sarney. Assumiu a cadeira deixada pelo ministro Victor Nunes Leal e nela permaneceu por 18 anos, tendo presidido o Tribunal no biênio 1995/1997. Também chegou a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por duas vezes, a primeira entre junho de 1993 e novembro de 1994 e a segunda no biênio 2003/2005.
A ministra Rosa Weber, lembrou a atuação marcante e simbólica do ministro Pertence no STF. “Um dos mais brilhantes juristas do país, chegou ao STF um pouco depois da promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Teve presença marcante e altamente simbólica no dia a dia da Corte ao longo dos anos. Grande defensor da democracia, notável na atuação jurídica em todos os campos a que se dedicou, deixa uma lacuna imensa e grande tristeza no coração de todos nós.”
O vice-presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, também expressou seus sentimentos pela morte de Pertence. “É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós.”
Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que teve o privilégio de ser amigo de Pertence e de tê-lo como advogado. Afirmou que o país perde um homem respeitado por todos, que sempre lutou pela democracia e pelo Estado de Direito.
“José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos. Tive o privilégio de ter em Sepúlveda um amigo e também um grande advogado. Neste momento de perda, meus sentimentos aos seus familiares, em especial aos seus filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence.”
Velório e sepultamento
O ministro Sepúlveda Pertence está sendo velado no Salão Branco, onde muitas autoridades já compareceram para se despedir. A ministra Cármen Lúcia, amiga de longa data de Pertence foi uma das primeiras a chegar. Também compareceram em seguida o ministro Dias Toffoli e os ministros aposentados Nelson Joboim, Ilmar Galvão e Carlos Velloso, além do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O sepultamento do ministro Sepúlveda pertence será às 16h30 no Cemitério Campo da Esperança – Ala dos Pioneiros, em Brasília. A ministra Rosa Weber em razão do falecimento declarou luto oficial e três dias na Corte.
Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).