MP, Judiciário e Defensoria propõem ao governo criação de unidade autônoma para atender sistema socioeducativo

Data:

Presidente da Corte Suprema argentina fala sobre participação social e direitos fundamentais
Créditos: Andreas Rauh / Shutterstock.com

Em reunião nesta segunda-feira, dia 15 de maio, no Palácio do Governo do Estado de Rondônia, O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Infância, Juizado da Infância e Juventude e Defensoria Pública propuseram ao governador do Estado a criação de uma unidade administrativa autônoma para atender exclusivamente o sistema socioeducativo (meio fechado e semiliberdade) que hoje é subordinado à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A reunião contou com a participação do Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Éverson Antônio Pini, um dos articuladores da proposta. O governador concordou com a criação de uma Fundação, com independência e sem vinculação política para cuidar do sistema socioeducativo (meio fechado e semiliberdade).

O Estado conta com aproximadamente 11.000 presos, tendo, em contrapartida, apenas aproximadamente 300 adolescentes internados. “Já de plano se verifica que a dedicação à solução dos problemas fica adstrito ao sistema prisional, sendo a socioeducação deixada em segundo plano”, avalia o Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini.

Os estudos para criação da Fundação estão avançados e nesta terça-feira,16 de maio, uma nova reunião será realizada para definir alguns detalhes para criação da nova unidade. Para o Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, a criação de uma unidade autônoma para cuidar do sistema socioeducativo (meio fechado, e semiliberdade) será um grande avanço. “È inaceitável o atual sistema, na qual socioeducadores e agentes penitenciários trabalham em uma estrutura única”, ressalta Éverson Pini.

Também estiveram presentes à reunião o Juiz da Infância e Juventude, Marcelo Tramontin; o Defensor Público Victor Hugo; o Chefe da Casa Civil Emerson Castro; Secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha; a subsecretária de Justiça, Sirlene Bastos e a Superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza

Ascom MPRO

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo