MPSP regulamenta uso do nome social por pessoas trans

Data:

nome social pessoas trans
Créditos: Filipe Frazão | iStock

Ministério Público de São Paulo liberou o uso do nome social por pessoas travestis e transexuais. A Instrução Normativa 01/2018 regulamenta que a regra vale desde as provas para concursos públicos.

No texto da Normativa, esse respeito deve acontecer em qualquer interação com pessoas trans, desde a portaria ao atendimento do cidadão nas promotorias; dos elevadores aos banheiros, ou seja, em todas as alas dos órgãos públicos.

Também foi lançada pela instituição a cartilha Direito e Diversidade, que reúne artigos sobre a abordagem de gênero nas escolas, o cenário dos registros civis das pessoas transgênero, questões de saúde e a aplicação da Lei Maria Penha. (Com informações do Consultor Jurídico.)

Clique AQUI para ler a Instrução Normativa e AQUI para ler a Cartilha Direito e Diversidade (ambas disponíveis para download)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.