Negado provimento a recurso de sindicato de trabalhadores na movimentação de mercadorias

Data:

Negado provimento a recurso de sindicato de trabalhadores na movimentação de mercadorias | Juristas
Créditos: r.classen / Shutterstock.com

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TRT-15 julgou improcedente o recurso ordinário do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística de Jundiaí e Região, que alegou ser ele e não o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí o legítimo representante dos empregados da empresa que exercem as atividades previstas no art. 3º da Lei 12.023/2009.

Segundo o relator do acórdão, desembargador Jorge Luiz Costa, a categoria dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, apesar de diferenciada, tem seu âmbito de representação restrito aos trabalhadores que atuam no Comércio Armazenador, conforme Portaria nº 3.204, de 18 de agosto de 1988, do Ministério do Trabalho, não alterada pela Lei nº 12.023, de 27 de agosto de 2009, que se limitou a descrever as atividades de movimentação de mercadorias e a trazer para sua proteção os trabalhadores com vínculo empregatício.

O relator afirmou também, com relação à representatividade sindical, que, de fato, “a questão concernente aos vícios formais apontados pelo sindicato réu na formação do sindicato recorrente já foram apreciadas por esta SDC, em voto relatado pelo desembargador Antonio Francisco Montanagna, que concluiu que o sindicato réu, por meio da carta sindical datada de 14 de maio de 2010, comprovou seu registro sindical para representar os trabalhadores na movimentação de mercadorias em geral e logística nos municípios de Cabreúva, Caieiras, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Afirmou também que a convocação da assembleia se deu pelos interessados, “de forma regular, com a devida publicação de editais, contendo a exposição dos motivos para a convocação” e que o registro sindical foi “expedido por autoridade competente” e por isso “goza de presunção de legitimidade, atributo inerente aos atos administrativos, sendo, portanto, válido e capaz de produzir efeitos”.

Por tudo isso, o acórdão destacou que se presumem atendidos pelo sindicato autor” todos os requisitos necessários para a obtenção do registro sindical junto ao Órgão competente, inclusive no tocante à apresentação de edital de convocação dos membros da categoria para a realização de assembleia geral e de ata de referida assembleia para a fundação ou ratificação de fundação da entidade sindical válidos”.

O relator lembrou, assim, que cabia ao sindicato autor comprovar as irregularidades alegadamente perpetradas pelo sindicato réu, “ônus do qual não se desvencilhou a contento”. (0010292-22.2016.5.15.0105)

Autoria: Ademar Lopes Júnior
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo