Notícias

Núcleo da DPE-PB se posiciona contra audiência por videoconferência de adolescentes

O coordenador do Núcleo Especializado da Criança e do Adolescente (NECA) da Defensoria Pública da Paraíba, Antônio Nery manifestou ao defensor público-geral Ricardo Barros posicionamento contrário do órgão à audiência por videoconferência de adolescentes, no âmbito dos procedimentos de apuração de ato infracional.

Em sua argumentação, Nery arguiu a inconstitucionalidade da colheita virtual de depoimento na audiência de apresentação, quando há o exercício do princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório, pois restaria comprometido ao adolescente o ambiente e as circunstâncias adequadas a essa finalidade.

Dificuldade operacional

Outro fundamento apresentado por ele quanto a realização de audiência por aplicativo foi a enorme dificuldade que ocorrerá  no tocante a participação da família do adolescente no ato processual, em face da situação econômica que comumente lhe é desfavorável e por conseguinte, não lhe dá acesso a recursos tecnológicos nem a informação necessária para acesso a plataforma virtual.

“Por outro lado, obrigar as famílias a comparecerem às unidades de internação para participar da audiência, em um momento de pandemia, não seria razoável e iria contra todas as recomendações sanitárias atuais, expondo familiares, adolescentes e profissionais das unidades socioeducativas”, alertou o defensor público Antônio Nery.

Ainda nesse contexto, ele demonstrou a completa inviabilidade da realização de audiências de continuação no formato virtual, pela falta de previsão legal e que eventual designação implicaria na inobservância a uma série de garantias previstas no Código de Processo Penal, indispensáveis à garantia da fiabilidade das declarações prestadas, a exemplo da incomunicabilidade das testemunhas.

Sem segredo de justiça

Ele destacou ainda a impossibilidade, de numa audiência virtual, certificar que as testemunhas não se encontram no mesmo ambiente, que não entrarão em contato umas com as outras durante aquele ato processual nem ouvirão as demais declarações prestadas.

“Não haverá, tampouco, como se assegurar que eventual depoimento prestado não está sendo por ela lido, muito menos requisitar a apresentação de documento de identidade e conferir a sua idoneidade, ou seja, não haverá nenhuma garantia de respeito ao segredo de justiça”, acrescentou.

Nery concluiu lembrando inexistir risco de perecimento a  qualquer direito que se aguarde o retorno à normalidade para a apuração do ato infracional e aplicação de medida socioeducativa, menos ainda com a liberação do adolescente caso atingido o limite peremptório de 45 dias da internação provisória, até que possa ser realizada sua audiência da forma prevista em lei.

Postagens recentes

Guia para Obtenção do Visto de Procura de Trabalho em Portugal

Em 2022, o governo português facilitou a entrada e permanência de estrangeiros no país para fins de trabalho. Através de… Veja Mais

15 horas atrás

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo,… Veja Mais

15 horas atrás

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para obter a cidadania portuguesa por meio do casamento, é essencial… Veja Mais

17 horas atrás

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar o tema da imigração para Portugal. Com as suas paisagens… Veja Mais

18 horas atrás

Holding Familiar: O que é e como funciona - Guia Completo

Holding Familiar: O que é e como funciona ​Na sociedade acelerada de hoje, é fácil sentir-se sobrecarregado pelo fluxo constante… Veja Mais

18 horas atrás

O acesso a sistemas de informações sigilosas e a Dignidade da Pessoa Humana

Com o advento da crescente informatização, sistemas integrados de informação são ferramentas públicas de grande valia, sobretudo no âmbito da… Veja Mais

3 dias atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Judiciário nega pedido de dona do Galeão sobre relicitação do aeroporto

0
A concessionária RIOgaleão, operadora do aeroporto do Galeão, no Rio, teve negado pela Justiça Federal, na última sexta-feira (11), um pedido de liminar contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O pedido estava relacionado ao processo de devolução da concessão do aeroporto, solicitada em fevereiro pela companhia, que é controlada pela Changi, de Singapura.