Judiciário nega pedido de dona do Galeão sobre relicitação do aeroporto

Data:

fã
Créditos: Art Massa | iStock

A concessionária RIOgaleão, operadora do aeroporto do Galeão, no Rio, teve negado pela Justiça Federal, na última sexta-feira (11), um pedido de liminar contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O pedido estava relacionado ao processo de devolução da concessão do aeroporto, solicitada em fevereiro pela companhia, que é controlada pela Changi, de Singapura.

A RIOgaleão foi ao Judiciário porque discordou de parte da proposta de termo aditivo aprovada pela diretoria da Anac na terça (8). A diretoria da Anac aprovou a proposta de aditivo com base no cronograma de pagamento de outorga firmado em 2014, o ano inicial da concessão do Galeão. Foi esse o ponto contestado pela companhia. Mas, na avaliação da concessionária, a agência deveria levar em consideração um acerto firmado em 2017, quando a operadora teve autorização para reprogramar o cronograma das parcelas.

Aeroporto Internacional de Guarulhos
Créditos: filipefrazao / iStock

A concessionária tem até segunda-feira (14) para assinar o aditivo. Sem a assinatura, o pedido de devolução perde seus efeitos, o que prejudicaria a relicitação do terminal carioca. Outra consequência será o cancelamento do pedido de entrega do Galeão - a concessionária voltaria a pagar cerca de R$ 1 bilhão em outorga em 2023.

Com a volta ao cronograma original, o temor para a companhia é sair do negócio com a indenização impactada. A liminar solicitada pela companhia foi negada pela 13ª Vara Federal Cível da SJDF (Seção Judiciária do Distrito Federal).

Jurisprudências - Direito do Consumidor - Passageiro
Créditos: Samuel Azambuja Kochhan / iStock

O plano do Ministério da Infraestrutura é negociar o Galeão em conjunto com o aeroporto Santos Dumont, que também fica no Rio e é administrado atualmente pela Infraero.

Com informações do Yahoo Notícias.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.