Operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas acontece em três estados

Data:

esquema de corrupção
Créditos: Kritchanut | iStock

Nesta data (06), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram uma operação para investigar um grupo criminoso envolvido na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Os mandados judiciais foram emitidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, incluindo dois mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão.

A ação foi realizada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará, com o bloqueio judicial de mais de cem bens pertencentes aos investigados, como contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e equipamentos agrícolas. Os mandados de prisão foram executados em Curitiba e Balneário Camboriú (SC), onde a PF deteve os dois principais líderes do grupo.

Mantida prisão de ex-secretário de Ponta Porã (MS) condenado por tráfico internacional de drogas
Créditos: Africa Studio / shutterstock.com

Conforme as investigações, há indícios de que a organização criminosa empregava várias estratégias para ocultar a origem do dinheiro, incluindo transações simuladas envolvendo imóveis, veículos, transporte e no setor de óleos e lubrificantes.

A investigação que resultou na operação foi baseada em análises financeiras e patrimoniais dos investigados, que abrangeram quase 500 contas bancárias movimentando mais de R$ 2 bilhões em créditos e débitos nos últimos anos. Análises fiscais também foram conduzidas, com o apoio da Receita Federal, reforçando as conclusões sobre o uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os lucros ilícitos da organização.

Com informações da Polícia Federal.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.