Pedido de uniformização sobre renda inicial de benefício do INSS será julgado no STJ

Data:

previdência
Créditos: Joa_Souza | iStock

O pedido do INSS para uniformizar a interpretação de lei sobre a apuração da renda média inicial de benefício, feito após decisão da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), que negou a pretensão da autarquia, será julgado no STJ.

A TNU tinha entendido que a decisão questionada pelo INSS está de acordo com o entendimento das turmas recursais, que entendem que a atualização dos salários de contribuição alcança o mês anterior à data do benefício, e não somente a data de preenchimento dos requisitos para sua concessão. A Turma ainda disse que a metodologia do cálculo da RMI (art. 187, parágrafo único, do Decreto 3.048/99) é inadequada.

No pedido feito ao STJ, o INSS citou jurisprudência do tribunal que aplica o artigo 187 para calcular a renda média inicial. E disse que o cálculo deve considerar a legislação vigente no momento em foram preenchidos os requisitos para concessão do benefício.

O ministro Herman Benjamin disse que a divergência entre o entendimento da TNU com o julgamento da Segunda Turma do STJ justifica o pedido de uniformização. (Com informações do Superior Tribunal de Justiça.)

Processo: PUIL 810

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.